Prefeito: GENOIR MARCOS FLOREK (PL)
Vice-Prefeito: CASSIO JOSE KOLCENTI(PP)

Endereço: Avenida Antonio Menegati, 845
CEP: 99.838-000
Telefone: (54) 3321-5133
Site (Famurs): www.centenario.famurs.com.br

Site Prefeitura: https://www.centenario.rs.gov.br/

Fundação: 20 de Marcço de 1992
Área: 
134,331 km²

Estimativa População [2020]: 2.877

Distância de PoA: 398 km
Distância de Erechim: 39,6 KM
Gentílico: Centenariense

História

O início da colonização entre 1900 e 1902, às margens do rio Peixe expandia o município de Centenário que foi composto por descendentes de imigrantes europeus, sobretudo por poloneses. A fonte econômica baseia-se na agricultura, na produção de soja, milho, trigo, erva-mate, feijão e fumo, na suinocultura e na criação de gado.

Este vilarejo tornou-se passagem de cavaleiros e carroceiros, devido ao forte comércio regional, que na época. Tinha como principal ponto, a localidade de Linha Valeriano, onde hoje é o município de Centenário.

A vegetação local era formada por uma densa mata, em sua maioria de araucárias que serviram de matéria-prima para a construção de suas casas. O pinhão testado como nova alimentação para cães, posteriormente garantiu a susbsistência deste povoado.

Vivendo em comunidades de poucos recursos, a educação dos filhos dos habitantes locais era conduzida nas próprias casas, sendo que as aulas eram ministradas na língua de origem deles, o polonês.

Em 1908, chegaram mais colonos imigrantes, constituíram uma comunidade, a qual denominaram “São Paulo”, demonstrando sua religiosidade posteriormente a localidade de São Paulo passou a chamar-se Vila Centenário, advindo daí o nome do município. O povo de Centenário, agora emancipado, almeja com a nova conquista o incremento de sua produção agrícola através do crescente desenvolvimento desta região.