Prefeito: MARCO ANTONIO SANA (PTB)
Vice-Prefeito: FABIANO LUIZ KLEIN (PP)

Endereço: Avenida do Comércio, 124
CEP: 99.925-000
Telefone: (54) 3336-1001
Site (Famurs): www.ipirangadosul.famurs.com.br

Site da Prefeitura: https://www.ipirangadosul.rs.gov.br/

Área: 159,23 km²

Estimativa População [2020]: 1.880

 

Distância de PoA: 354 km
Gentílico: Ipiranguense

História

A formação de Ipiranga começou na propriedade da família Rigo, que, apesar de não morar lá, possuía um agregado, chamado Jacó Postal, que junto aos seus familiares cuidava da terra e trabalhava na lida do gado.

Em 8 de maio de 1908, Leonso Rigo vendeu a propriedade para algumas famíllias de castelhanos, cujos patricarcas eram Carlos Duran e Francisco Salalegre, e tinham como agregados a família de Don Gervásio Gorrosterasu.

Estas famílias de castelhanos deram o nome da localidade de Ipiranga.

No ano de 1938 chegaram várias famílias. Estas introduziram a primeira serraria em Ipiranga, de propriedade de Antônio Fioravante Toniol, considerado um desbravador, seguido por Hilário Durante e Cirilo Gobbi.

A partir da desbravação da mata, foram surgindo colonos que introduziram a vinicultura, suinocultura, bovinocultura, o plantio de trigo, do milho e do feijão preto.

Estes primeiros colonos eram os agricultores Anselmo Lazzari, Júlio Sberce, Angelo Sartori e Pedro Beledelli, pecuarista Zeferino Gomes Pinheiro e o construtor de casas David Dall Agnol.

Foi construída a primeira igreja católica, pelas famílias Duran e Salalegre, que doaram o altar e a imagem de Nossa Senhora das Dores.

O pioneiro no comércio de secos e molhados e moinho foi Atilio Rodighiero.