Prefeito: GIOVAN POGANSKI (PP)
Vice-Prefeito: SIDNEI LUIZ TAUFER (MDB)

Endereço: Rua Isidoro Eisenberg, s/n
CEP: 99.720-000
Telefone: (54) 3614-1107
Site (Famurs): www.quatroirmaos.famurs.com.br

Site da Prefeiturahttps://www.quatroirmaos.rs.gov.br/

Área: 267,987 km²

Estimativa População [2020]:1.856

Distância de PoA: 368 km
Gentílico: Quatroirmonense

História

A origem do nome deve-se a propriedade de terra da família Santos Pacheco, quatro irmãos que possuíam 93.985 hectares. A área fazia parte do município de Passo Fundo, no ano de 1909.

No ano de 1889, em Londres foi fundada pelo Barão Hirsch, a Jewish Colonization Association (ICA), que adquiriu a Fazenda dos Quatro Irmãos Pacheco, para transformá-la em uma colônia judaica. No ano de 1913, foi reconhecida pelo Governo do Estado como sociedade de utilidade pública.

Nos anos de 1911 e 1912 começaram a chegar os primeiros judeus vindos de províncias da Argentina. Nessa mesma época chegava também da província da Bessarábia na Rússia, um contingente de 40 famílias de colonizadores judeus.

Em 1913, pouco antes do inicio da primeira guerra mundial aportou mais um contingente de 150 famílias também vindos de paises do império Russo, culminando em 1914 com um total de aproximadamente 450 famílias.

Em 1923 os campos de Quatro Irmãos foram palco de uma ferrenha batalha chamada Revolução Borgista, conhecida popularmente como Revolução do Combate. A batalha foi travada entre Chimangos e Maragatos que disputavam o poder pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, hoje ainda se encontra no local da luta, o Cemitério onde foram sepultadas suas vitimas.

A colonização passou então a contar com a segunda escola judaica do Estado, o terceiro templo Israelita e ainda com terminal ferroviário para transporte de carga e passageiros com locomotivas próprias em conexão com Erebango.

Por volta dos anos de 1940 e 1950 em Quatro Irmãos foi fundada a primeira Cooperativa Força e Luz do Brasil.

O desenvolvimento de Quatro Irmãos deu-se principalmente a abundância da araucária que permitiu a exploração de madeira, a criação de fábricas de celulose, fábrica de azeite, cinemas, hotéis, transformando-a em uma cidade com grandes atrativos na área de lazer e comércio.

Com o passar do tempo juntaram-se aos colonizadores judeus, os imigrantes provindos da Itália, da Alemanha e da Polônia, e também de outros lugares da Europa, em menor número, bem como os descendentes da etnia afro-brasileira.

Em 1927 foi fundada a primeira Igreja Católica na localidade de Rio Padre, inaugurada no dia 15 de novembro.

Em 1944 por ato do Governo do Estado foi criado o primeiro Grupo Escolar de Quatro Irmãos.

Em 1945 foi inaugurada a primeira Capela Católica na então Vila Quatro Irmãos, atendida na época pelo Monsenhor Farinon.

Com o fim da extração da madeira pela falta da matéria prima, a Jewish Colonization Association encerrou suas atividades, o terminal ferroviário foi desativado, as serrarias e fábricas fechadas, a população começou a abandonar a cidade a procura de novos negócios em outros locais, transformando Quatro Irmãos em uma cidade abandonada.

Passado o tempo Quatro Irmãos foi reduzido à condição de Vila, sendo Distrito do município de Erechim, pela precariedade do atendimento as condições de vida da população e o abandono, em 1994 um grupo de pessoas começou o movimento pela emancipação, tendo então culminado em 16 de Abril de 1996, a criação do município de direito, sendo impossibilitado da eleição de Prefeito e Vereadores por força de determinação legal, teve sua condição elevada a município de fato em 01 de janeiro de 2001.