Você está visualizando atualmente SANTA TEREZINHA PROMOVE MAIS UM SÁBADO DE MUTIRÃO ORGANIZACIONAL

A equipe gerencial da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) realizou no sábado (11) pelo turno da manhã, o 5º Mutirão Organizacional, projeto lançado em agosto de 2021 e que vista realizar visitas in loco aos ambientes de trabalho da instituição de saúde referência para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Na oportunidade foram trabalhados três ambientes: Sala de Internações localizada na porta principal da Casa de Saúde, recepção do Pronto Socorro e sala de espera da Traumatologia e Ortopedia.

Na ocasião, além dos ajustes físicos e colocação de mobiliários novos, foi possível dialogar com a equipe e usuários que estavam no momento aguardando atendimento. A sala de espera das internações e da traumatologia receberam todas as longarinas novas, o que possibilitou remodelar e revitalizar os ambientes.

No Pronto Socorro foram dimensionados as cadeiras e os espaços, bem como verificada a necessidade de sinalização visual, como também atendimentos prioritários, atendendo uma recomendação do Ministério Público.

Para tanto, serão realizadas as melhorias necessárias para qualificar o atendimento e atender os apontamentos. Durante a visita ao local várias avaliações e simulações foram realizadas no sentido de dotar o espaço físico com a melhor estrutura, visando facilitar os atendimentos aos usuários, considerando que os atendimentos são em números elevados.

No mês de janeiro do corrente ano foram realizados 7.182 atendimentos, o que dá uma média diária de 231 atendimentos e, em fevereiro, o quantitativo foi de 5.656, sendo 202 atendimentos dia. “Estamos verificando que estes atendimentos sofreram um impacto crescente, quando comparados ao ano de 2021. Nos primeiros dias de março a média diária tem ficado em 204 atendimentos dia”, pontua o diretor Executivo, Jackson Arpini.

O projeto denominado “Somos todos Santa”, visa um processo organizacional nas estruturas do hospital a partir de visitas in loco, que permite ajustes nos fluxos, melhorias a curto prazo, escuta dos colaboradores e usuários no sentido único de qualificar as estruturas e ações e serviços ofertados pelo ‘Santa’.

Até o presente momento já foram realizados cinco mutirões e estão programados mais dois para os próximos dias, que envolve a Central de Especialidades e o pátio interno, que vai receber um espaço de convivência.

Para a direção, o projeto tem apresentado ótimos resultados, a partir do momento que permite verificar possíveis carências da instituição de saúde, que podem ser equacionados com valores menos expressivos e de acordo com a capacidade de investimentos.

“Vários fluxos foram alterados e verificamos carências que foram supridas, como cadeiras de higienização, andadores e estamos adquirindo cadeiras de rodas para as portas principais. Olhar, observar e escutar atentamente oportunizam qualificar a gestão e assistência”, coloca Jackson Arpini.

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