Administração de Erval Grande viabiliza serviços para amenizar as consequências da estiagem
Desde o final de 2021, o Município vem enfrentando muitas dificuldades devido a prolongada estiagem. Entretanto mesmo com as chuvas ocorridas nos últimos dias não foram suficientes para sanar prejuízos da estiagem, e normalizar o abastecimento de água no Município, tendo o ainda que ser fornecido através de caminhões tanques água para vários agricultores e munícipes.
Para manter, limpar e recuperar fontes naturais de água no meio rural, foi criado no final do ano de 2021 o Programa Municipal de Incentivo à Proteção de Fontes Naturais, desenvolvido através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Obras, Emater-RS/Ascar e agricultores beneficiados.
Como parte do auxílio criado a população, o serviço público municipal também realiza a manutenção e ampliação de redes de água no interior e cidade, além de viabilização do projeto para perfuração de poços artesianos no interior que está sendo executado, bem como, ampliação na distribuição de água em poços artesianos já perfurados e/ou adquiridos pela Administração Municipal, que no momento aguardam a instalação elétrica da rede trifásica.
No momento de uma severa estiagem que a água e sua utilização sejam pautadas, dando a importância que de fato merece. Na semana em que se celebrou o Dia Mundial da Água – 22 de março, reforça-se o quanto esse recurso natural é necessário.
A água é imprescindível para o crescimento das plantações, animais, consumo humano, desenvolvimento das propriedades rurais e claro, impacta diretamente a vida de quem vive no centro da cidade. O homem e a mulher do campo sofrem dia-a-dia as consequências da falta de água.
Cuidar das fontes, rios, lagos e mananciais e matas ciliares é cuidar do futuro, do mundo que será deixado para as futuras gerações.
Lembre-se, a água pode acabar, mas cada gota importa!