A partir de agora, a população já pode solicitar no site da Prefeitura de Erechim e no aplicativo SysCidadão troca de lâmpadas e tapa-buraco
Novos serviços digitais estão disponíveis para a população no site da Prefeitura de Erechim e no aplicativo SysCidadão. Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, agora, a população erechinense pode também solicitar, via internet, a troca de lâmpadas ou serviço de tapa-buraco. A novidade foi anunciada, na manhã de hoje (12), na reunião semanal dos integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim.
Salto na transformação digital
O coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, ressalta que os avanços são significativos já que, em poucos meses, o município deu um salto na transformação digital dos serviços públicos. “Hoje, 52% de todos os processos administrativos podem ser abertos de forma on-line ou via aplicativo”, afirma.
E, acrescenta, Edgar Marmentini, “é necessário destacar o empenho dos secretários e dos servidores, das mais diferentes áreas, porque eles entenderam a importância de fazermos esta transformação digital na gestão pública de Erechim, que traz aos cidadãos serviços mais ágeis, eficientes e gera economia de recursos públicos, que serão reinvestidos em áreas prioritárias como saúde e educação”.
Planejamento e organização
O representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Tiago Lando, integrante do Comitê de Desburocratização, ressalta que quando os trabalhos do comitê iniciaram tudo indicava que se levariam anos para conseguir colocar em prática a transformação digital. “Mas a medida que os projetos foram sendo feitos vimos que era possível acelerar este processo, planejando e organizando cada etapa, e os resultados estão aí”, disse Tiago.
Primeira secretaria
A integrante do Comitê de Desburocratização, Ariane Pasuch, disse que a Secretaria de Meio Ambiente foi a primeira a conseguir chegar aos 100% dos serviços on-line. “Tudo que nós fizemos já pode ser acessado pelo site ou via aplicativo”, ressalta Ariane.
Armazenamento e proteção
Segundo o diretor de Tecnologia em Informação, André Luiz Dalo Rosa, junto com o salto tecnológico dos serviços públicos está sendo implantada, simultaneamente, toda a reestruturação dos equipamentos físicos para dar o suporte efetivo e necessário que os sistemas precisam para se manter em funcionamento, mesmo em situações imprevistas.
“Estamos investindo em mais capacidade de armazenamento e acesso às informações, em ferramentas sofisticadas para proteger os dados e tudo que está sendo feito. Até um gerador está sendo licitado para evitar que o novo sistema se desligue, com a falta de luz, impedindo a realização dos serviços on-line, e, em algumas situações muito prolongadas, possa perder informações”, explica André.
Zerar uso de papel
A transformação digital tem como meta zerar a utilização de papel na administração pública municipal, mas principalmente, que os serviços digitais sejam mais eficientes ao cidadão, que vai ter a prefeitura na palma da mão.
Em 2020, a Prefeitura de Erechim imprimiu 4.493.436 folhas (mais de 4 milhões de folhas) ao longo do ano contando todas as secretarias e serviços da administração pública, o que custou ao município mais de R$ 490 mil, e, em 2021, foram 4.825.591 impressões (quase 5 milhões de folhas) em papel, com custo superior a R$ 459 mil.
Todo este processo de inovação faz parte do programa municipal Investe + Erechim, o maior programa de investimentos da história do município, que tem como meta modernizar a gestão pública e atingir R$ 1 bilhão em investimentos público-privados.