Objetivo foi convidar Erechim e as famílias italianas para participar do 4º volume do livro que será lançado em maio 2023
Osecretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, Emerson Schelski, recebeu, na tarde de quinta-feira (21), na sede da secretaria, os representantes do Comitato Vêneto do Rio Grande do Sul (COMVERS). A comitiva formada pela presidente, Isabel Dalcin, vice-presidente, Ademir Antônio Bacca, a consultora do Vêneto, Naura Bordignon, e membros, Luis Henrique Rocha, Reni Tres e Vilson Rizzo, e membros da Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul (La Piove Fainors), fizeram a apresentação do livro da entidade.
Estavam presentes, também, o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização; a secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti; e a secretária de Educação, Verenice Teresinha Lipsch.
Conforme a presidente da COMVERS, Isabel Dalcin, o livro “Os 150 anos da imigração italiana”, conta toda a história que os imigrantes italianos percorreram no Estado do Rio Grande do Sul. “O intuito do encontro foi convidar a cidade de Erechim e as famílias italianas, que construíram sua história nesta região, para serem citadas no 4º volume do livro, que será lançado em maio 2023”, disse.
Osecretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Erechim, Emerson Schelski, lembrou que o município de Erechim tem projetos em andamento para resgatar, valorizar e difundir a cultura italiana. “E, recentemente, fechamos um convênio de 12 meses com a Federação das Associações Italianas do Norte do Rio Grande do Sul (La Piove Fainors), para qualificar as rotas turísticas de Erechim e divulgar os atrativos que existem no município”, disse o secretário.