A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) – referência em saúde pública na região – apresentou os indicadores do primeiro semestre de 2022. Considerando, que em 4 de dezembro deste ano, a Casa de Saúde completa 95 anos de atendimento à população, os números representam a importância da unidade hospitalar para a região Norte do Rio Grande do Sul.
Conforme os registros hospitalares, de janeiro a junho de 2022 mais de 40 mil atendimentos foram realizados no pronto socorro do Santa Terezinha. Ainda, foram realizados 311.437 exames laboratoriais, além de 32.933 exames de imagem, entre Raio X e tomografia.
Em relação às internações na Casa de Saúde pública, os números representam um universo de 6.508. Já em relação às cirurgias, foram 4.466 procedimentos realizados somente nos seis primeiros meses deste ano.
“Somos sabedores que temos muitos desafios pela frente para qualificar ainda mais os atendimentos no hospital, mas estamos priorizando ações para atender com cada vez mais qualidade à população regional que tem no Santa o seu plano de saúde regional. Agradecemos todas as equipes do Santa Terezinha que não estão medindo esforços para que os procedimentos possam ser agilizados, e estamos verificando, que apesar das dificuldades, os números são promissores”, afirma o prefeito de Erechim, Paulo Polis.
Além disso, a Casa de Saúde, referência no Sistema Único de Saúde (SUS) atende gratuitamente à população e possui em seu quadro, atualmente, 655 colaboradores entre equipes técnicas, apoio e outras. Também, possui 28 empresas médicas contratadas para prover atendimento aos usuários de Erechim, região e macrorregião.