Na manhã de quarta-feira, feriado de 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil, aconteceu o Desfile Cívico-Militar, sob a Coordenação da Liga da Defesa Nacional – Núcleo Erechim, Brigada Militar, Prefeitura de Erechim e Câmara de Vereadores. O evento não acontecia há dois anos devido a pandemia da Covid-19.
O início das atividades foi com o hasteamento dos pavilhões e canto do Hino Nacional, que foram conduzidos pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis, pelo vereador, Sérgio Alves Bento e pela coordenadora da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Juliane Bonez. Logo após, foi descerrada uma placa em homenagem aos 200 anos da Independência do Brasil, no inicia da Av. Mauricio Cardoso.
Neste ano, a Semana da Pátria em Erechim seguiu o tema Nacional e Estadual que marca os 200 anos da Independência do Brasil. Além disso, conforme definido pela Liga da Defesa Nacional – Núcleo Erechim, o patrono das atividades foi o pioneiro da fotografia no município, Olírio Zardo e os homenageados foram a 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que completou 70 anos e Tobias Pereira Sobrinho, que foi Delegado de Educação da 15ª CRE nos anos de 1967 e 1968.
No Palanque Oficial, em frente à Prefeitura de Erechim, estiveram presentes autoridades civis e militares do município. Olírio Zardo recebeu uma homenagem, contando toda sua trajetória e na sequência o presidente da LDN, Claudio Mazalozzo realizou seu pronunciamento. O desfile que teve duração de 2h30 contou com aproximadamente 5 mil pessoas em 40 blocos com integrantes da segurança, educação e cultura, além das entidades da sociedade civil organizada.
No bloco da educação, os estudantes do Sistema Público Municipal de Ensino fizeram bonito representando as 18 Escolas Municipais, programas e projetos, como o Programa Castelinho – Educação Integral, além de apresentarem investimentos realizados na Educação Municipal. Já no bloco da segurança, Defesa Civil, Força Voluntária Alto Uruguai e Diretoria de Trânsito também integraram o desfile.
Logo após o desfile, o arriamento dos pavilhões foi realizado com o canto do Hino Riograndese, que foram conduzidos pelo Comandante do 13º Batalhão de Policia Militar (BPM), Major QOEM André Konigonis, presidente da LDN, Claudio Madalozzo e o diretor do Fórum de Erechim, Alexandre Kotlinsky Renner. Também foi extinto o Fogo Simbólico, encerrando a Semana da Pátria 2022.