Atividades envolvendo a temática Educação Fiscal são desenvolvidas no decorrer de todo o ano letivo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paiol Grande. “Sabemos que esse trabalho contribui para a formação de cidadãos críticos, pensantes e atuantes no meio onde vivem e que saibam desde pequenos o valor dos tributos e sua importância na sociedade, cumprindo assim com seus deveres e podendo usufruir de seus direitos”, comenta o diretor e membro do Grupo de Educação Fiscal, Elton Carlos Piran.
A Escola está inscrita no Prêmio Nacional de Educação Fiscal e vem realizando atividades significativas em sala de aula de maneira lúdica, que permitem aos estudantes vivenciarem situações concretas envolvendo o projeto de Educação Fiscal. A turma 23, orientada pela professora Joana Antônia Stolarski Openkoski trabalhou a história de como surgiu o dinheiro, realizaram atividades propostas na apostila da Editora FTD, recortaram dinheiro e montaram um mercado, com embalagens de produtos para simular as compras. Os estudantes também trabalharam a separação dos produtos conforme o gênero (alimentício, higiene, limpeza) e a pesquisa dos preços para definir o valor coerente.
Ao organizar o mercado, os estudantes vivenciaram experiências como compras e também como é trabalhar no caixa, utilizando a calculadora para somar os valores de cada compra e diminuindo de maneira correta para devolver o troco ao cliente. Ao término de cada compra também foi explicado sobre a importância de sempre exigir a nota fiscal e o cadastramento das pessoas no Programa Nota Fiscal Gaúcha para concorrerem aos prêmios e contribuírem com a arrecadação municipal. “Todos os estudantes demostraram interesse na atividade e participaram da mesma com entusiasmo adquirindo novos conhecimentos que posteriormente serão multiplicados juntamente com os familiares”, finaliza o diretor da EMEF Paiol Grande, Elton Carlos Piran.