Criada no início de março deste ano, a Diretoria de Bem-Estar Animal (DBEA) apresenta os primeiros dados dos serviços prestados à comunidade de Erechim, através das castrações de animais, vistorias de maus tratos, doações de ração, resgates e atendimentos clínicos, além da promoção de adoções responsáveis de cães e gatos. Vale destacar que os dados de castração se referem, especialmente, aos últimos 90 dias, pois de 08/08/2022 a Prefeitura passou a oferecer esses serviços no formato de credenciamento por serviços em clínicas particulares e acesso totalmente digital via portal de Meio Ambiente.
Somente em cadastros de animais no site da Prefeitura para agendamento de castrações gratuitas, o registro está em 831 solicitações. Destes, mais de 400 castrações de cães e gatos (machos e fêmeas) já foram realizados nas clínicas veterinárias que integram o projeto.
Em relação a vistoria e registro de casos de maus tratos foram 220 denúncias que foram fiscalizadas. Já em relação ao Banco de Ração, foram doados até o momento 845 quilos do alimento que beneficiam diretamente 200 animais. Atendimentos clínicos e cirúrgicos de animais resgatados totalizam 110. E um dos números bastante satisfatórios, especialmente para a equipe da DBEA, foi em relação às adoções. Somente nesse período, 90 animais foram encaminhados para famílias que realizaram a adoção responsável.
Para o secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira e para o diretor da DBEA, Thunay Lopes poder apresentar números tão satisfatórios com poucos meses de trabalho do setor é gratificante e se reverte em agradecimentos especiais para as equipes que atuam na área.
“São cerca de 180 dias desde o início da criação da DBEA e já podemos apresentar os números para a sociedade. Isso nos dá ânimo para seguirmos atuando firmes e comprometidos com a causa dos animais, com uma equipe qualificada e comprometida”, disseram.
Conforme explica Cristiano Moreira, a Diretoria de Bem-Estar Animal é responsável por dirigir as ações relacionados aos animais do município, visando o equilíbrio ambiental e sanitário através de ações coordenadas que geram a proteção, defesa, dignidade e bem-estar dos animais de Erechim.
“Entre os serviços administrados pela Diretoria, estão o Centro Municipal de Acolhimento e Proteção aos Cães; o projeto Adote um Amigo; Controle Populacional e Identificação de Cães e Gatos; Banco de Ração e Utensílios para Animais; Unidade de Referência Animal (URA); Fiscalização contra maus tratos aos animais; Atendimento à cães errantes atropelados e feridos; Cão e gato comunitário; além do recolhimento de carcaças de animais em vias públicas”, explica o titular da pasta de Meio Ambiente.
Cristiano também destaca que o próximo grande desafio é a estrutura a ser entregue para a comunidade. “Erechim terá um Parque Pet, que entre outros olhares, pretende integrar todo esse diferencial sobre o bem-estar animal que o governo municipal disponibiliza à nossa comunidade”, finaliza Cristiano Moreira.
Vale ressaltar que as ações de bem-estar e proteção animal integram o programa de Governo Investe + Erechim e o investimento total em todas as ações está previsto em R$ 1,2 milhão.