Comissão de Educação Fiscal do Município de Erechim se reúne para definir estratégias para os próximos meses
Os membros da Comissão de Educação Fiscal se reuniram com o secretário da Fazenda, Valdemar Artur Loch, na terça-feira (18). O encontro foi para definir as ações a serem desenvolvidas nos próximos meses.
O secretário enfatizou que ao se cadastrar no Programa Nota Fiscal Gaúcha e pedir Nota Fiscal, com CPF, os cidadãos concorrem a prêmios diários e mensais, obtêm desconto no IPVA, beneficiam entidades e contribuem para a formação de uma sociedade mais consciente dos direitos e obrigações. Segundo Valdemar, é importante trabalhar a Educação Fiscal, pois é um tema de importância global e as reuniões e ações realizadas pela Comissão tem reflexos diretos no futuro da sociedade.
A vice-presidente da Comissão, professora Luciana Tomazoni de Oliveira, relatou que participar, em companhia da professora Kátia Rossi, do Encontro dos Grupos Municipais e Tutores de Educação Fiscal, na cidade de Porto Alegre, trouxe um novo olhar para as ações desenvolvidas pelas escolas. Segundo Luciana, as ações a serem desenvolvidas devem favorecer todo o município e devem estar alinhadas com o cotidiano das pessoas. Ela falou da participação das escolas no Prêmio Nacional de Educação Fiscal e de que os projetos trazem conhecimento e experiência para a comunidade escolar. A vice-presidente da Comissão, sugeriu que os temas dos projetos sejam definidos por semestre, pois facilita o desenvolvimento e a mensuração dos resultados.
Para o coordenador Tributário, o auditor fiscal de Tributos Municipais, Itamar Luís Dall Alba, a disseminação do conhecimento e desmistificação de muitas questões voltadas à Educação Fiscal é feita através do trabalho realizado pela educação, pelos professores, e que o trabalho realizado pelas duas secretarias é fundamental para o sucesso do programa.
O presidente da Comissão do Grupo de Educação Fiscal Municipal (GEFM), o auditor fiscal de Tributos Municipais, Claudionor Dassoler, solicitou que sejam priorizados temas que estejam em evidência no município de Erechim. “De preferência, aqueles que envolvam um dispêndio maior de recursos, visto que estes temas, com a ajuda dos trabalhos de conscientização desenvolvidos pela Comissão de Educação Fiscal, trarão resultados significativos ao município”, disse. Ele também reforçou a importância do trabalho em conjunto e convocou uma reunião on-line para novos alinhamentos.