Você está visualizando atualmente SEGUNDA ONDA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL CHEGA A 65% DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

A avaliação geral é positiva e conseguimos com o esforço dos servidores, secretários e colaboração da comunidade alcançar este percentual”, afirma o secretário e coordenador, Edgar Marmentini

 

OComitê Permanente de Simplificação e Desburocratização da Prefeitura de Erechim se reuniu, na manhã desta terça-feira (22), no Salão Nobre da prefeitura, para avaliar o andamento dos processos e os resultados conquistadosao longo deste ano em todas as secretarias do município. Além disso, a equipe de servidores também identificou os gargalos que precisam ser resolvidos para continuar estruturando a transformação digital que, segundo o Comitê, no mês de novembro, atingiu o percentual de 65% de digitalização dos serviços públicos.

Avaliação da transformação digital

Segundo o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, a transformação digital está andando bem, contemplando todas as 12 secretarias do município.

“Todas elas estão focadas neste processo, umas mais adiantadas que outras, mas todas empenhadas, porque a digitalização envolve diferentes graus de complexidade. A avaliação geral é positiva e conseguimos com o esforço dos servidores, secretários e colaboração da comunidade alcançar 65% de digitalização dos serviços públicos. Isso é um feito para gestão pública de um município com mais de 100 mil habitantes, e num espaço relativamente curto de tempo”, ressalta o secretário e coordenador, Edgar Marmentini.

Baixe o aplicativo SysCidadão

O secretário lembra que os serviços digitalizados podem ser solicitados de maneira on-line pelo site ou via aplicativo e, por isso, é importante que cada cidadão baixe o aplicativo SysCidadão no celular. “Desta forma, o cidadão pode acessar, na palma da mão, os serviços já disponíveis digitalmente”, afirma.

Segunda onda

“Estamos na segunda onda de transformação digital, trabalhando com processos, ordens de serviço, investimentos em infraestrutura, novos computadores, armazenamento de dados, gerador, revendo processos e fluxos. Além disso, esta primeira onda de digitalização dos serviços públicos envolve capacitações e treinamentos dos servidores públicos e, também, a elaboração da legislação municipal, que dará suporte para toda estainovação”, afirma o diretor da Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa,

O diretor, André Luiz Dalo Rosa, acrescenta que a transformação digital está ligada ao projeto Papel Zero, outra iniciativa do município que nos últimos dois meses conseguiu reduzir o uso de 100 mil folhas de papel nos processos administrativos.

O município de Erechim realiza, atualmente, 331 tipos de processos administrativos. “Desse total,200 são totalmente digitais, outros 116 são somente físicos e 15 ambos, tanto abertura física quanto digital”, afirma.

A transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e integra o programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.

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