De janeiro a novembro, o município de Erechim liberou 1252 projetos para construção civil e, em 23 meses, foram 2695 autorizações para novos empreendimentos. Agilidade têm reflexo direto na geração de emprego, renda e no bem-estar da população
A aprovação de projetos segue em ritmo intenso pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social e Sala de Aceleração de Projetos. Com uma média de 5 obras liberadas por dia, os serviços públicos de Erechim já trabalham na velocidade do setor privado.
Conforme o prefeito de Erechim, Paulo Polis, esta agilidade e eficiência têm reflexos em toda a economia do município e na qualidade dos serviços públicos prestados à população, às empresas e aos empreendedores.
“A transformação digital, o empenho dos servidores, várias ações estão desburocratizando os serviços públicos e mantendo uma média mensal elevada de aprovações. Em novembro, foram 103 projetos liberados para a construção civil. Em 2022, de janeiro a novembro, chegamos a 1252 aprovações; e, em 23 meses, fizemos 2695 autorizações para novos empreendimentos. Isso não é pouca coisa”, afirma.
Geração de emprego
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, ressalta que este empenho e agilidade na liberação de projetos, com uma média de 5 aprovações por dia, têm reflexo direto na geração de emprego e renda no município. “Novamente, pelo sexto mês seguido, o município de Erechim contratou mais do que demitiu, gerando 1596 novos postos de trabalho em 10 meses. Os destaques, do mês de outubro, foram os setores de serviços, comércio e construção civil”, observa.
O prefeito explica que o trabalho da Sala de Aceleração de Projetos envolve a aprovação de novas obras, mas também, regularizações, mudanças de uso, por exemplo, de barbearias, mercados, indústrias, novos loteamentos e desmembramentos de terrenos. “Depois de aprovado pelos engenheiros da Sala de Aceleração de Projetos e dado o Habite-se, é emitido o alvará de funcionamento para as empresas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo. Isto é, há o envolvimento de toda a prefeitura para que a cidade continue se desenvolvendo de forma rápida”, explica.
Conforme o prefeito, Paulo Polis, todo este trabalho da prefeitura fortalece a estrutura econômica de Erechim, que é capilarizada e formada por 16,5 mil CNPS ativos, tornando o município um local com muitas oportunidades. “Vivemos um momento muito bom, com os poderes públicos e o setor privado trabalhando juntos, de pleno emprego, todos remando na mesma direção. Nos próximos meses, o programa Investe + Erechim vai inaugurar grandes obras em educação, saúde, infraestrutura, lazer e tecnologia, e todas elas irão contribuir para aumentar muito a qualidade de vida da população”, ressalta.
O secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, ressalta que a Sala de Aceleração de Projetos destravou os serviços públicos e a economia de Erechim. “A prefeitura é parceira e fomenta o desenvolvimento social e econômico, cria soluções para o município continuar crescendo a cada dia”, afirma.