No último sábado, dia 3 de dezembro, foi o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992. Com o objetivo de conscientizar sobre os direitos da pessoa com deficiência, o dia nos convida para juntos construir uma sociedade mais inclusiva e que respeite a todos. Nesse sentido, as Escolas do Sistema Público Municipal estão abordando o tema, no decorrer dessa semana (5 a 9 de dezembro), com programação organizada pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado/AEE. As atividades envolvem crianças, estudantes, professores, funcionários, famílias e comunidade escolar.
Na luta pela conscientização e condições mais igualitárias, ao longo dos anos, diversas ações foram conquistadas. Como uma das mais importantes, se não a maior de todas, a universalização das Escolas para todas as crianças/estudantes. A coordenadora da Educação Inclusiva, Andreia Ceron destaca que a Secretaria Municipal de Educação busca atualizar sempre as Escolas. “Uma Escola capaz de estar aberta e incluir aquele que sempre teve direito e por muito tempo o foi negado. Uma Escola que respeita e valoriza o aprendizado, a história de cada um, em suas mais diversas particularidades. Uma Escola que sabe as múltiplas maneiras de ser, aprender, ensinar e construir possibilidades de novas ideias, ações, experiências, conquistas. Uma Escola que respeite a maneira de expressar de cada um e que junto no grande grupo é capaz de transformar sua realidade, ainda que para muitos seja invisível. Uma Escola onde o ser é mais do que o ter, o saber é oportunidade para crescer, o fazer é luta diária e constante em comunidade, através dos seus exemplos, na construção de aprendizados e novas histórias”, comenta.
Exemplos esses, que podem estar na chegada a Escola, num simples olhar, numa palavra que levou o ano todo para ser pronunciada ou até mesmo em uma nota máxima na disciplina. “Grandes, significativos e lindos exemplos é o que temos nas Escolas do Sistema Municipal de Ensino. Com um grupo de professores comprometidos e enjangados no dia a dia da inclusão escolar, destacamos os professores do Atendimento Educacional Especializado/AEE que diariamente ministram e orientam crianças/estudantes, famílias, professores, direção em seu processo ensino aprendizagem”, destaca a secretária de Educação, Verenice Lipsch.
O Atendimento Educacional Especializado/AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem. “Nossa luta de conscientização é diária, constante, as vezes repetitiva e até pequena, mas nossa transformação nessa metamorfose da inclusão é grandiosa ou até mesmo sem tamanho quando falamos de histórias, de humanização, de dignidade, de amor e acolhimento, de respeito e de oportunidade”, finaliza a coordenadora da Educação Inclusiva, Andreia Ceron.