No início da tarde, desta terça-feira, 3, na sede da AMAU, reunião realizada com o Fórum do Turismo e CIRAU (Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai), tratou de temas relevantes, fundamentais para o desenvolvimento do turismo.
Na pauta, os projetos que estão em andamento para a sinalização turística no Alto Uruguai e treinamentos que estão sendo construídos com recursos do Estados e dos municípios da região.
De acordo com o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, “são aproximadamente R$ 1,6 milhão para investimentos no setor neste ano de 2023”.
Ao longo do ano, já foram realizadas várias reuniões, em Erechim, na sede da AMAU e também no Salão Branco do Ypiranga Futebol Clube e outra em assembleia ordinária realizada em Itatiba do Sul, quando foi apresentado o projeto de Centro de Atendimento ao Turista (CAT), que deve ser construído no Colosso da Lagoa, onde estão sendo buscados recursos na iniciativa privada.
Marcelo Arruda é um entusiasta do turismo e acredita que este segmento pode ser um incremento interessante na renda dos municípios do Alto Uruguai: “temos belezas naturais, eventos religiosos e de negócios, esportivos, a agricultura familiar, que fomentam postos de trabalho e divisas. O turismo gera atividades indiretas que atingem os mais variados setores da economia, desde a indústria até a agricultura”.