Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (6/7), o ex-governador Ranolfo Vieira Júnior foi empossado como vice-presidente e diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE). O evento ocorreu na sede da entidade, em Porto Alegre, e a AMAU esteve representada pelo seu presidente, Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, e vice-presidente da Famurs.
Ranolfo foi indicado pelo governador Eduardo Leite e obteve a aprovação do Banco Central do Brasil (Bacen) e da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL).
A sessão foi aberta pelo presidente do BRDE, João Paulo Kleinübing, que destacou a importância do banco para a história do desenvolvimento dos Estados que o compõem e ressaltou como a atuação do novo diretor de Operações deve afetar positivamente os trabalhos que a instituição tem pela frente.
Em seu discurso, Ranolfo agradeceu a confiança depositada por Leite e exaltou a capilaridade do BRDE dentro dos Estados-membros, levando desenvolvimento para municípios. O agora vice-presidente e diretor de Operações da instituição apontou os números históricos do banco alcançados em 2022 para demonstrar o sucesso do BRDE.
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Ernani Polo, também valorizou o papel do BRDE no desenvolvimento do Rio Grande do Sul ao longo de sua história. O secretário frisou a qualificação do quadro de colaboradores do banco, composto por todo um corpo técnico que auxilia na promoção do Estado.
“Ranolfo sempre demonstrou equilíbrio, sensatez, serenidade e, ao mesmo tempo, preocupação com tudo que envolve o Rio Grande do Sul. Um servidor público exemplar, com uma carreira brilhante, que demonstrou sua capacidade de gerir orçamentos e pessoas”, disse o governador Eduardo Leite.
Para o presidente da AMAU, Marcelo Arruda, “o ex-governador Ranolfo agora como vice-presidente do BRDE nos dá uma grande expectativa do olhar para os municípios gaúchos em linhas de créditos para o desenvolvimento das cidades e do agro. Ranolfo conhece todo nosso RS, sendo um diferencial as ações do Banco Estatal”.