O presidente da Amau e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda e o secretário executivo, Dino Tomazelli, receberam na manhã desta segunda-feira, 25, na sede da entidade, representantes da UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul), composto por Zenicleia A. Deggerone, professora do Curso de Administração e Roberto Serena Fontaneli, coordenador do Curso de Administração.
Na pauta, a ajuda da AMAU para elaboração do projeto técnico/arquitetônico e memorial descritivo da ampliação da sede da universidade em Erechim, que está instalada no município desde 2003.
Anualmente a UERGS oferta 140 vagas para o ingresso e capacitação, sendo 80 vagas para os cursos de graduação – Bacharelado em Gestão Ambiental e Administração -, e 30 vagas para cursos de especialização. Em 2022 foi concluído o curso de especialização em ‘Gestão e Sustentabilidade Ambiental’ e iniciado a especialização em ‘Formação de Líderes’.
Possui apenas 10professores lotados e três funcionários para atender 170 acadêmicos e a infraestrutura atual é insuficiente para a expansão, além de funcionar num local com instalações precárias.
Para os professores presentes na reunião, acreditam que a UERGS possa fazer mais pela população do Alto Uruguai, mas para isso, precisam que o Estado se mostre presente e contribua para que a universidade seja uma das entidades indutoras do desenvolvimento regional sustentável.
Diante desta realidade, elencam demandas para a universidade ser protagonista:
- Ampliação da infraestrutura para a construção de dez salas de aula;
- Auditório com 80 lugares;
- Sala ampla para funcionamento de laboratório de informática e práticas de gestão;
- Sala para funcionamento dos laboratórios de Química, Biologia e Microbiologia;
- Sala para funcionamento da biblioteca e espaço para estudos e pesquisa;
- Espaço para estúdio de gravação;
- Secretaria administrativa e secretaria acadêmica
- Sala de professores, espaço de convivência para acadêmicos e diretório, copa e cozinha, almoxarifado e sanitários.
O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, repassou os professores da UERGS, que a demanda será repassada a todos os municípios do Alto Uruguai, para ver a disponibilidade de profissionais para a doação do projeto de reforma e ampliação da unidade de Erechim