Numa das primeiras reuniões na condição de presidente da AMAU, Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul, recebeu no dia 6 de fevereiro deste ano, o coordenador regional do IGP, Ricardo Tello Durks, que é responsável por seis postos no norte do Estado.
Na oportunidade, Arruda relatou a importância do Instituto Geral de Perícias para Erechim e região: “Quando ocorrem acidentes com vítimas trágicas na região, com profissionais suficientes, agiliza a liberação dos mesmos, para seus familiares. Isso que queremos buscar no Governo do Estado, para termos três médicos legistas que trabalhem todos os dias”.
De la para cá se passaram 10 meses, e várias ações, sempre em parceria com o prefeito de Erechim Paulo Polis, e da deputada estadual Delegada Nadine, em busca de qualificar o IGP de Erechim.
No dia 9 de maio, Marcelo Arruda e Paulo Polis mantiveram audiência no Instituto Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre e foram recebidas pela diretora-geral, Marguet Inês Hoffmann Mittmann.
Os prefeitos entregaram um ofício, solicitando pelo menos dois médicos legistas para o IGP em Erechim, que estava se mudando para nova sede com recursos dos 32 municípios do Alto Uruguai e o aluguel custeado pelo município de Erechim, além de dois funcionários serem pagos pelo Consepro que atuam na recepção e no posto de identificação.
Nesta reunião a diretora-geral do IGP afirmou que encaminharia a demanda para buscar de forma emergencial a contratação destes profissionais, até que se realize um concurso público para suprir as vagas.
Outros contatos foram feitos após essa reunião para agilizar esses profissionais. E na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, em Porto Alegre, o presidente da AMAU, Marcelo Arruda, esteve novamente com a diretora-geral do IGP, Marguet Inês Hoffmann Mittmann, para reforçar o pedido e a necessidade imediata destes profissionais. Acompanhou o prefeito, a assessora parlamentar Bruna Bloss, do gabinete da deputada estadual Delegada Nadine.
O presidente da AMAU, Marcelo Arruda disse que “reiteramos a solicitamos e qual a previsão da contratação emergencial de dois médicos legistas para realização das necropsias, tendo em vista que inúmeras vezes o posto de Erechim fica sem atendimento, os quais os corpos são encaminhados para Passo Fundo, Carazinho ou soledade, gerando um maior desgaste para famílias, com esperas acima de 24 horas, fato ocorrido por várias vezes posterior ao nosso pedido”.
A deputada estadual Delegada Nadine, segue na mesma linha: “desde que assumi o mandato trabalho para conseguir essas demandas. Agora estamos buscando a contratação temporária e emergencial destes profissionais. As famílias passam por momentos tão difíceis, quando perdem entes queridos. E esses médicos em Erechim trarão dignidade para as famílias, num momento de despedida”.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, reforça o que disse outrora, que o estado precisa dar sua contrapartida, após o esforço de todo o Alto Uruguai: “o governo deve garantir os recursos humanos, com a colocação de mais médicos legistas. E quando realizar concurso público, regionalizar, para termos segurança de termos mais profissionais desempenhando a função”.
O presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, relembra que o pedido de mais médicos legistas é uma demanda antiga: “é uma reivindicação de anos, e esse diálogo com o Estado, busca equacionar esse problema, tão sensível a todos, quando necessitam de um médico legista. Atualmente temos apenas um médico, insuficientes para a demanda”, finaliza.