Recurso de mais de R$ 1,6 milhão será destinado à renovação do Parque Tecnológico da Hemodiálise com benefícios para todo o Alto Uruguai
Na manhã da última sexta-feira (5), na presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; do prefeito e vice de Erechim, Paulo Polis e Flávio Tirello; do diretor Executivo da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), Rafael Ayub; do coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, Paulo Antônio Rucinski; do vice-presidente da FHSTE, Fábio Vendrúsculo; do presidente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), Josiel Griseli; demais diretores da Casa de Saúde; secretários de Estado; vereadores; secretários do Governo Municipal; demais autoridades; colaboradores da Casa de Saúde; convidados e imprensa; foi assinada portaria que destina R$1.675.120,00 para aquisição de 22 máquinas que irão renovar todo o Parque Tecnológico da Hemodiálise do hospital. A solenidade foi realizada no Auditório da FHSTE e os recursos repassados são provenientes do Programa Estadual Avançar + 2024.
De acordo com o governador Eduardo Leite, esse recurso representa um avanço na saúde pública regional. “É com grande satisfação que entregamos esse recurso para esse hospital que é referência no atendimento à saúde pública da região. O Governo tem uma estratégia de ampliar os serviços de saúde no Estado e, principalmente, reduzir a distância dos gaúchos e gaúchas para os atendimentos e serviços especializados de saúde. Temos feito isso de maneira responsável e organizada, e os anúncios de hoje nos enchem de orgulho pelo poder transformador que eles têm”, disse o governador.
Para o prefeito Paulo Polis, vale destacar que serão 22 novas máquinas para o Parque Tecnológico da Hemodiálise do Santa, o que vem para suprir uma demanda de maquinários que hoje estão defasados. Ainda, para alguns deles era necessária a locação para atender a demanda dos pacientes. “Agora, com esse recurso, vamos modernizar o Parque Tecnológico da Hemodiálise e poder atender com ainda mais excelência os pacientes que necessitam desse serviço. Além disso, a entrega desses recursos é mais uma grande conquista coletiva para a saúde pública de Erechim e região. Temos que agradecer aos nossos parceiros e parabenizar a direção desta Casa de Saúde que não mede esforços na busca de recursos para as melhorias necessárias que venham a qualificar ainda mais o atendimento às pessoas no hospital”, disse o prefeito. Atualmente, o Santa Terezinha atende cerca de 50 pacientes por dia na Hemodiálise.
O presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli, salienta que a associação é parceira da Fundação Hospitalar Santa Terezinha: “sabemos das dificuldades que é fazer saúde pública. Mas todos os prefeitos do Alto Uruguai estão irmanados para sempre colaborar e estar presente no dia a dia do nosso hospital regional. Esse anúncio mostra mais uma vez a força de nossa união”, comentou
———-
Fotos: Divulgação Prefeitura de Erechim/ Governo do Estado