Dois prefeitos da AMAU, fazem parte da nova gestão: Marcelo Arruda (presidente) e Beto Bordin (vice-presidente)
O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, foi empossado presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) na noite desta terça-feira (28/05). Recebendo o cargo do prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, Arruda ficará no comando do Conselho de Administração da Famurs durante o anuênio 2024/2025.
E vários prefeitos do Alto Uruguai, prestigiaram o evento, onde mais um nome da região, também tomou posse. Trata-se de Beto Bordin, prefeito de Jacutinga, que assumiu com um dos sete vice-presidentes da federação.
O presidente da AMAU, Josiel Griseli, prefeito de Ponte Preta acompanhou a solenidade de posse: “A nossa região vive um momento de forte união, onde buscamos constantemente trabalharmos juntos, para buscarmos obras e ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vidas de nossos munícipes. E essa função que o Marcelo Arruda assume, na federação que representa os 497 municípios gaúchos, nos enche de orgulho. Tenho certeza que com sua liderança, fará um grande mandato e com isso ganha a região e o RS”.
Em seu discurso, já como presidente, Arruda destacou que é um privilégio assumir uma das entidades mais representativas e respeitadas do municipalismo brasileiro, que tem o papel de estar em diálogo constante com os governos e órgãos públicos e, ainda, entender os desafios de cada município e cada região.
Arruda declarou que este momento, um dos mais difíceis da história do RS, “irá exigir de todos nós, muita união, resiliência e empatia para podermos achar as soluções necessárias para cada problema que surge diariamente em cada município. Não tem cidade maior ou menor, não existe problema maior ou menor, estamos todos no mesmo barco e precisamos remar juntos na mesma intensidade para sairmos o mais rápido possível destas águas turbulentas”, disse.
O prefeito de Barra do Rio Azul aproveitou a presença das autoridades e enfatizou o comprometimento do governo estadual e federal, nas pessoas do governador Eduardo Leite e do ministro Paulo Pimenta, em auxiliar cada cidadão e município afetado a se reerguer, recuperar e reconstruir, em busca de fazer o RS próspero novamente. Também frisou que este é o momento de união entre partidos políticos, a fim de encontrar soluções rápidas e eficientes.
Segundo Arruda, no primeiro momento, sua gestão terá como foco pautas sobre as obras preventivas dos municípios, ações de recuperação e o crescimento sustentável das cidades após a tragédia climática. No entanto frisou que não deixará de atuar nos grandes temas do municipalismo, bandeiras que a Famurs sempre defendeu e serão mantidas em sua gestão.