Reunião ocorreu em Porto Alegre com a participação da Famurs
Na manhã desta segunda-feira, 21, prefeitos da Amau – liderados pelo seu presidente e prefeito de Gaurama, Leandro Marcio Puton, e prefeitos da Amunor (Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense) juntamente com o presidente da Famurs, Marcelo Arruda estiveram reunidos com o governador Eduardo Leite em Porto Alegre.
Na pauta do encontro as demandas das duas regiões. Conforme Leandro, entre os assuntos relativos ao Alto Uruguai esteve em destaque a conclusão da ERS 477, entre os municípios de Centenário e Carlos Gomes, bem como todos aqueles municípios que seus acessos carecem de pavimentação. Em nome da Amau, o presidente agradeceu os investimentos do governo estadual na região e ressaltou a importância dos municípios que compõe a Amau, destacando que a associação tem trabalhado pelo seu fortalecimento e reconhecimento.
Demandas prioritárias
- ERS 477 – conclusão da obra de cerca de 11 km, trecho entre Centenário e Carlos Gomes, que faz a ligação entre as duas regionais
- ERS 211 – pavimentação de 24 km, no trecho entre Campinas do Sul e Ronda Alta
- ERS 135 – pavimentação e duplicação, compreendendo os municípios de Erechim e Passo Fundo, cerca de 81 km
- ERS 487 – pavimentação de 16 km, ligando os municípios de Faxinalzinho e Benjamin Constant do Sul a RSC 480
- Acesso asfáltico aos municípios de Quatro Irmãos e Entre Rios do Sul
Além dos acessos municipais, a Famurs aproveitou a oportunidade para solicitar a contratação, mesmo que emergencial, de médicos para o Instituto Geral de Perícias de Erechim (IGP), e o aumento no efetivo da Brigada Militar para a região.
Após ouvir os prefeitos, Leite ressaltou que mesmo com a reestruturação financeiramente do Estado, a máquina pública ainda tem as suas dificuldades, ainda mais com a calamidade pública deste ano, aumentando o volume de demandas do RS. Na oportunidade, pediu apoio dos gestores para, no que as prefeituras puderem avançar, que assim o façam, a fim de auxiliar e agilizar o processo, especialmente em relação a projetos que ainda não foram finalizados.
O governador também frisou que em obras como a duplicação da ERS-135, é necessário buscar a iniciativa privada, através da concessão. “O recurso público vai onde o privado não alcança”, explicou.
Na reunião, representaram a Amau e a Amunor os prefeitos de Gaurama, Leandro Puton; de Erechim, Paulo Polis; de Benjamin Constant do Sul, Nilton Valentini; de Campinas das Missões, Carlos Justen; de Centenário, Genoir Florek, e o seu vice, Cássio Kolcenti; de Jacutinga, Beto Bordin; de Carlos Gomes, Luiz Zelinski, e o seu vice, Roberto Stodulski; e de Faxinalzinho, James Torres.
Colaboração ASSCOM Famurs