Você está visualizando atualmente Prefeitos se reúnem para tratar sobre os pequenos hospitais e o CIRAU

Coordenados pelo presidente da AMAU, Beto Bordin, um grupo de prefeitos esteve reunido na tarde de segunda-feira, 17, para tratar de dois assuntos importantes para os municípios.

O primeiro tema tratou sobre a situação dos pequenos hospitais que abrange os municípios de Gaurama, Jacutinga, Três Arroios, Erval Grande, Itatiba do Sul e Áurea. Foi um momento de avaliar a audiência que aconteceu no início do mês de julho com o secretário da Saúde Adjunto, Francisco Paz em Porto Alegre e decidir qual o caminho a partir deste momento. 

Após uma conversa no qual cada prefeito e secretário de saúde falaram da situação, ficou acordado que o melhor caminho é ter Hospital de Pequeno Porte – HPP, pois são considerados serviços importantes do sistema de saúde.

A proposta feita pelo Governo do Estado é quanto ao interesse dos municípios assumirem as unidades mistas e hospitais que são classificados como PADU Pronto Atendimento de Urgência pelo alvará sanitário.
Na reunião foi decidido que os prefeitos de Três Arroios, Lírio Zarichta e de Áurea, Antonio Jorge Slussarek vão apresentar à Secretaria Estadual de Saúde a proposta dos municípios da AMAU.


O segundo assunto abordado foi sobre o Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai – CIRAU, onde os prefeitos estão avaliando se é possível reativar este Consórcio. Em meio a atual crise financeira e consequentemente diminuição de recursos públicos, as prefeituras buscam economizar na compra de medicamentos para a saúde pública, entre outros materiais, por meio de um consórcio que lhes permite fazer a compra compartilhada na busca da economia.
Participaram das reuniões o presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin; prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Tozzo; prefeito de Gaurama, Leandro Puton; Erval Grande, Agustinho Sinski; Três Arroios, Lírio Zarichta; Áurea, Antonio Jorge Slussarek; Floriano Peixoto, Orlei Giaretta; Barão de Cotegipe, Vladimir Farina; Jurídico da AMAU, Abrão Safro e Secretários Municipais de Saúde.

Deixe um comentário