A Associação de Municípios do Alto Uruguai – AMAU, através do presidente Beto Bordin prestigiou na manhã de quarta-feira, 19 de julho, a solenidade de inauguração do Projeto Sentinela, o novo sistema de videomonitoramento de Erechim.
O evento foi realizado no Quartel do 13º Batalhão de Polícia Militar, reuniu autoridades civis, militares e religiosas de Erechim e região, representantes dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo, Ministério Público, órgãos de segurança. Entre os presentes, o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, prefeito de Estação, Humildes Camargo, vice-prefeita de Jacutinga, Salete Luft.
O novo sistema de videomonitoramento contempla 30 câmeras de alta resolução espalhadas por 10 pontos estratégicos da cidade, 24 horas por dia, as câmeras têm comandos manual e automático e zoom com alcance de até um quilômetro, conta com 8 profissionais monitorando as imagens localizadas na Central de Videomonitoramento, junto ao 13º Batalhão da Brigada. Além de auxiliar a Brigada Militar, será uma ferramenta chave para as investigações da Polícia Civil. Até o momento foram aplicados cerca de 400 mil reais.
O Projeto Sentinela é uma parceria que uniu Poder Judiciário, Ministério Público, Legislativo, Executivo, Consepro, Brigada Militar, Polícia Civil, ACCIE, CDL, Sindilojas, Sinduscom, SEAE, OAB/RS e Sindicato Rural. Os valores arrecadados são do Poder Público, entidades e empresas de Erechim.
O presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin disse que é muito importante um projeto desta envergadura, pois gera segurança para a comunidade, organiza e auxilia no trabalho da Brigada Militar e Polícia Civil. É um projeto oportuno para levar a todos os municípios, inclusive os prefeitos estão querendo fazer um projeto semelhante interligado ao de Erechim. Estaremos discutindo na reunião da AMAU, a possibilidade de nos organizarmos para colocar em nossos municípios.
O prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, em seu pronunciamento, enalteceu o projeto, o empenho e a colaboração das empresas. Também ressaltou que a mobilização coletiva vai elevar ainda mais os níveis da segurança pública e elevar a qualidade de vida das pessoas que moram, trabalham e visitam Erechim.
O comandante da Brigada Militar, tenente-coronel Eliel de Souza Roque, fez um chamamento para que os demais municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai, viabilizem parcerias para implantar um projeto regional de videomonitoramento.