Uma Comitiva do Norte do Estado estará participando de audiências nos dias 21 e 22 de agosto em Brasília para tratar das obras da BR 153 (asfaltamento da Transbrasiliana) e da BR 285.
O grupo que vai para a capital conta com prefeitos da Associação de Municípios do Alto Uruguai – AMAU e da Associação dos Municípios do Planalto – AMPLA, lideranças regionais que fazem parte do Comitê Executivo em prol das BRs 153 e 285.
Já estão agendadas audiências com o general Daniel de Almeida Dantas, da Chefia da Diretoria de Obras de Cooperação do Exército e o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva. Outra reunião será com a bancada gaúcha no Congresso (Deputados Federais e Senadores). E possivelmente haverá um encontro com o Ministro Chefe da Casa Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha.
O Comitê BR 153 (Transbrasiliana) e BR 285, é liderado pelo Reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) e pelos Coredes Planalto e Norte, com o apoio da AMAU e da AMPLA, entre outras lideranças empresarias e políticas, que juntamente buscam uma solução para a pavimentação dos 68 km da BR 153 entre Passo Fundo e Erechim, e a duplicação da BR 285.
Segundo o presidente do Credenor e diretor da URI Erechim, Paulo Sponchiado, “buscamos juntar os esforços das duas regiões, com o objetivo de apoiarmos as demandas. Fizemos vários encontros, alguns seminários e, em um desses seminários foi apresentado um estudo de viabilidade econômica da BR 153. O que falta agora é o projeto executivo e a execução da obra. Nós estamos buscando alternativas para este processo. Por isso, vamos buscar o projeto executivo e estaremos tratando com o Exército, através do Batalhão Ferroviário para fazer a execução da obra.
O prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron, que representa a AMAU no Comitê Executivo, destaca a importância das audiências em Brasília. Estaremos reunidos apresentando uma alternativa para a obra da BR 153. Estas obras, além do desenvolvimento para a região Norte, reduzirá o fluxo na RS 135.
Na comitiva liderando os prefeitos da AMAU, estará o prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski, vice-presidente da entidade.