Com um trabalho em prol da saúde regional e no intuito de ajudar a salvar vidas, através da iniciativa das Primeiras Damas da AMAU, foi lançada a segunda etapa da campanha “Eu ajudo a salvar vidas”, promovida pelo Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho, colegiado das Primeiras Damas da AMAU, Unimed Erechim, Instituto Unimed, Associação Médica do Alto Uruguai, com apoio da empresa Clanel.
O lançamento aconteceu na segunda-feira, 11 de setembro, na sede da Associação de Municípios do Alto Uruguai – AMAU.
A campanha visa incentivar a doação de sangue, formar novos doadores e comercializar as camisas personalizadas, com renda revertida para o serviço hemoterápico regional. O primeiro lote de camisas (500 unidades) já foram totalmente vendidas, através da ação voluntária das Primeiras Damas, que levaram a iniciativa para os 32 municípios da região.
O segundo lote prevê a venda de mais 500 unidades, também na área de abrangência do serviço hemoterápico e através da ação voluntária das Primeiras Damas.
Segundo a coordenadora das Primeiras Damas da AMAU, Silvana Bettega, Primeira Dama de Gaurama, a iniciativa esta atingindo os objetivos e houve participação efetiva das mulheres na ação.
Jackson Arpini, ex-administrador judicial do Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho, que vem coordenando a campanha, agradeceu o apoio da AMAU e manifestou gratidão pelo apoio incondicional das Primeiras Damas nas ações decorrentes da ação de ajudar a salvar vidas.
Também no encontro foi debatido o evento que ocorrerá nos próximos meses, alusivo ao Outubro Rosa, com ações de promoção e prevenção de saúde voltada ao câncer.
O Colegiado das Primeiras Damas, em parceria com o Banco de Sangue do Alto Uruguai Gaúcho e Unimed Erechim, estão esboçando ações para o mês de outubro, que devem ocorrer no início do mês, dia 02, com palestra aberta as mulheres da região, no Centro Cultural 25 de Julho, com temática de prevenção, e também no dia 25, com grande programação no Polo da Cultura, também para o universo regional, com participação efetiva dos 32 municípios e várias empresas apoiadoras.
O grupo das Primeiras Damas foi reunido por iniciativa do presidente da entidade, Beto Bordin, no mês de março, quando a AMAU ofereceu um café da manhã. Então elas se reúnem todos os meses. Nos encontros surgiram as ações do colegiado como esta de ajudar o Banco de Sangue.