As lideranças políticas participaram no final da tarde da reunião com a Bancada Gaúcha.
A Comitiva da AMAU que está em Brasília em busca de recursos, realizou na terça-feira, 16, as primeiras visitas para entregar o projeto do “Novo Complexo Hospitalar FHSTE: 250 leitos SUS”.
Também na agenda está audiência no Ministério dos Transportes, nesta quarta-feira, 17, para tratar sobre o projeto de asfaltamento da BR-153, a Transbrasiliana, no trecho entre Passo Fundo e Erechim.
O grupo que está na capital federal é formado por prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores.
Divididos em grupos, o projeto foi entregue nos 31 gabinetes dos deputados federais e para os 3 senadores gaúchos.
No final da tarde, a comitiva da AMAU participou da reunião com os deputados no plenário da Câmara Federal. Na oportunidade o coordenador da Bancada Gaúcha, Giovani Cherini, abriu espaço para o Secretário de Saúde de Erechim, Jackson Arpini, apresentar o projeto. O Hospital Santa Terezinha é uma instituição de média e alta complexidade, abrange as coordenadorias regionais de Saúde 11ª, 15ª e 19ª do estado, sendo 85 municípios. A nova construção da torre de 17 andares, prevê 250 leitos SUS, totalizando uma área de 19 mil metros, com o valor de investimento estimado em 110 milhões de reais.
O Secretário Estadual de Saúde, Francisco Zancan Paz, esteve presente na reunião, e vai se reunir com os representantes da região para tratar deste assunto em Porto Alegre.
O momento é de união em prol da saúde regional. As lideranças políticas de todos os partidos estão trabalhando juntos pelo desenvolvimento dos municípios do Alto Uruguai. Ao entregar o projeto estão destacando a importância da execução da obra para a região, sendo que o principal objetivo neste primeiro momento é alocar recursos financeiros oriundos da Bancada Gaúcha.
O presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski, destacou que as visitas e a reunião foi muito boa com a presença de um grande número de lideranças da região, quando se fala em saúde, todos trabalham juntos. “Eu vejo que os recursos da Bancada Gaúcha é bastante disputado pelo valor expressivo. Acredito que demos um grande passo com as visitas nos gabinetes, onde cada prefeito através de seu partido entregou o projeto e, com isso, esperamos receber esses recursos, porque tem uma luz na frente que a região busca. Parabenizo a Município de Erechim por ter um caminho e em conjunto com todos os prefeitos da região, pois precisamos de um espaço mais amplo que é o Santa Terezinha. O que vem pra região todos nós ganhamos, principalmente na área da saúde. O prazo para as emendas foi prorrogado para início de novembro, mas estamos atentos, vamos a Porto Alegre articular com o Secretário de Saúde do Estado, que é importante também, para juntos nós conseguirmos um resultado positivo para a região” ressaltou o presidente da AMAU, Ademir Sakrezenski.