O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai tem monitorado, entre outros indicadores, o número de casos ativos na Região 16, que compreende 34 municípios e, aproximadamente, 240 mil habitantes.
O gráfico dos casos ativos é um dos instrumentos de avaliação constante na Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), que verifica diariamente vários outros indicadores de abrangência regional.
Casos Ativos Região 16
Verificamos que estamos atualmente com um baixo número de casos ativos, na ordem de 106, e com uma sinalização de redução pelas últimas avaliações.
Observamos que desde 26/08 até a presente data, esse quantitativo declinou de 303 casos 106, numa redução de aproximada 65,02%.
O número de casos ativos vem caindo nas últimas 15 avaliações, o que é extremamente relevante. A diminuição de casos ativos significa que a taxa de recuperação está ascendente, na ordem de 96,35%, e no período avaliado correu menos casos confirmados em comparação aos casos recuperados, pontua Jackson Arpini, integrante do Comitê Regional.
Observando o gráfico, constatamos no período de 14/05 a 28/09, que os casos ativos oscilaram de 39 (menor número), até 543 (maior número), estando atualmente em 106 casos ativos, o menor indicador das últimas 33 avaliações. “A curva começa a dar sinais de decréscimo, porém não significa dizer que vencemos o coronavírus e nem a epidemia a nível regional”, argumenta Arpini.
Os indicadores regionais estão apresentando melhoras, o que é positivo quando falamos na epidemia do novo coronavírus. Porém, apesar dos resultados positivos, fruto das ações regionalizadas, integradas e articuladas, não podemos deixar de considerar que estamos diante de uma pandemia, e isso, por si só, é extremamente preocupante”, pontua Arpini.