Sob a perspectiva de retorno das aulas, foram confeccionados cartazes que abordam o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados. Material será entregue a serviços de saúde, hospitais e escolas
O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU esteve reunido nesta terça-feira, 9, para discutir os números e deliberar a respeito do combate à pandemia na R16. Durante o encontro, foi analisado o início da imunização na região, através da vacinação de grupos prioritários como indígenas, idosos abrigados em instituições de longa permanência e profissionais de saúde. Conforme as diretrizes do Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde (SES), após finalizar a etapa de imunização dos profissionais de saúde, começa o processo de vacinação dos idosos com idade superior a 85 anos, a partir da chegada de mais doses do imunizante. Além da vacinação, o grupo debateu temas relacionados ao retorno às aulas, previsto para o mês de fevereiro, e a retomada dos procedimentos eletivos realizados pela FHSTE.
Considerando o cenário posto, o Comitê optou por manter-se atuando fortemente na conscientização das pessoas. Para tanto, além das demais ações em andamento, confeccionou dois cartazes de caráter preventivo, que abordam o uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, além de trazer dicas de cuidado.
Conforme Jackson Arpini, integrante do Comitê Regional, o material será entregue a todos os municípios alvo de monitoramento para serem distribuídos aos serviços de saúde, hospitais e escolas. “O momento requer atuação coletiva, a fim de que consigamos permanecer em bandeira menos restritiva e com bons indicadores, especialmente no que se refere ao número de casos ativos”, pontua Arpini.
Para o presidente da AMAU, Paulo Polis, aliar imunização com prevenção é a melhor forma de enfrentamento da epidemia. “Enquanto damos os primeiros passos na aplicação dos imunizantes, as medidas de prevenção ganham relevância na batalha contra o coronavírus”, finaliza Polis.