No último dia 21 de outubro, sob organização da Secretaria Municipal de Finanças Públicas e Transparência e da Secretaria Municipal de Educação, Esportes, Turismo e Políticas para Juventude, aconteceram diversas atividades entre os turnos da manhã, tarde e noite, envolvendo Direções, Professores e Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das Escolas Estaduais e Municipais de Itatiba do Sul.
As palestras se iniciaram através de um diálogo com os alunos, referente a Educação Fiscal e a importância da arrecadação dos impostos para a comunidade, além de ressaltar a importância do exercício da cidadania fiscal.
O encontro também objetivou incentivar os jovens estudantes a atuarem como multiplicadores. “As Escolas são nossos público-alvo mais expressivos, é necessário que nossas crianças e jovens saibam e possam falar com propriedade sobre o papel dos tributos para o crescimento do Município, Estado e do País”, ressaltou Paulo Roberto Sanches, Disseminador de Educação Fiscal.
Na oportunidade também foi abordado
o tema Nota Fiscal Gaúcha, que é um programa social que auxilia as entidades sociais habilitadas, sendo que as Escolas Estaduais do município e o Hospital Municipal São Roque estão cadastrados no sistema, sendos estas beneficiadas com os recursos oriundos do programa.
Uma importante ação do município é a premiação local e pela Plataforma da Nota Fiscal Gaúcha, com sorteio de diversos prêmios, sempre com o intuito de estimular a população em pedir e emitir a Nota Fiscal e conscientizá-los dos benefícios alcançados com os tributos arrecadados. Outra vantagem para o cidadão é a possibilidade de obter desconto de até 5% no pagamento do IPVA.
Na oportunidade o Fiscal Tributário da Prefeitura Municipal de Itatiba do Sul e também Disseminador de Educação Fiscal, Idamir Lago, destacou a importância da Educação Fiscal, como sendo um processo educativo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania, objetivando e propiciando a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controle social e fiscal do Estado e Município e faz parte das ações do PIT – Programa de Integração Tributária. Colocou também sobre o papel importante que tem a escola na disseminação e consequentemente na comprovação dessas ações junto ao Estado, tendo assim um maior retorno de recursos financeiros para o município.