Neste fim de semana ocorreu o terceiro mutirão organizacional na Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE), que tem como propósito organizar os ambientes no sentido de qualificar as ações e serviços de saúde.
A ação é voluntária e realizada por integrantes do corpo gerencial da Casa de Saúde e já ocorreu em três portas de entrada do Santa Terezinha, sendo Internações, Pronto Atendimento e Radioterapia.
As vistas in loco permitem observar os fluxos, sinalização visual e possíveis ajustes internos que melhoram o serviço e as ações ofertados a população usuária do hospital de referência do Sistema Único de Saúde (SUS), como também verificam a necessidade de ajustes físicos e aquisição de equipamentos de valor baixo e que tem reflexos diretos na assistência da atenção terciária.
“A metodologia adotada são ações quinzenais, para que no período de tempo de duas semanas sejam adotadas todas as medidas que foram alvo de avaliação”, pontuam os diretores Executivo e Administrativo, Jackson Arpini e Márcio Pires.
No último fim semana a ação ocorreu no Arquivo II, com o intuito de organizar o espaço para que possa receber nova documentação, tendo em vista a limitação física da instituição de saúde e também para deslocamento de equipamentos de backup que estão em áreas que serão revitalizadas para implantação da Área do Conhecimento, que irá concentrar as Residências Médicas, Internato Acadêmico, espaços de estudo e anexos.
O projeto visa avaliar todas as portas de entrada do hospital de referência local, regional, macrorregional e estadual para o SUS, em número de sete, para posteriormente avaliar espaços internos, sempre primando pela qualificação dos serviços ofertados pelo Hospital Santa Terezinha.
“As visitas são importantes porque permitem um olhar apurado dos espaços físicos, além de atender o propósito de organização e sinalização adequada dos ambientes”, pontua Jackson Arpini.