Você está visualizando atualmente AMAU dá início ao curso sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Presidente Leandro destacou o compromisso da associação em levar alternativas que busquem a saúde preventiva para os municípios da região

Aperfeiçoar o programa nos municípios em que ele já é desenvolvido e capacitar profissionais para que incentivem os gestores públicos a implementar as PICS – Práticas Integrativas e Complementares em Saúde naqueles que ainda não disponibilizam o serviço. Este é o objetivo do curso promovido pela Escola da Amau e que teve início na manhã desta sexta-feira, 25, na sede da Amau em Erechim.

Os participantes são servidores públicos efetivos. O presidente da Amau e prefeito de Gaurama, Leandro Marcio Puton explicou por quê: “Apostamos nos profissionais de carreira para serem uma referência para que se o gestor a partir de janeiro quiser implementar as PICS, tem nesse servidor o conhecimento para isso”.

Este é mais um entre tantos outros cursos que a Escola da Amau tem se desafiado a promover. “É uma semente que está sendo plantada através da Amau.  As capacitações são um canal direto com os municípios para a troca de informações, pois entendemos que esta é uma maneira positiva de melhorar a gestão pública e consequentemente a vida das pessoas da nossa região”, observou Leandro.

O curso sobre as PICS é uma parceria entre a Amau e a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde. Conforme a sua coordenadora adjunta, Cibeli Lazzari, “são 29 práticas reconhecidas pelo Ministério da Saúde e o nosso objetivo é que os servidores possam compartilhar o que aprenderem aqui em seus municípios”. E complementou: “temos que pensar além do curativo, ou seja, na prevenção e promoção da saúde”. Ela parabenizou o presidente Leandro pela iniciativa, assim como aos gestores municipais que se preocupam com a qualidade de vida de seus munícipes através da saúde preventiva.

Os municípios participantes terão auxílio no planejamento para implementação das PICS, desde o diagnóstico do território, demandas, fluxos e contrafluxos, definição dos profissionais, financiamento e elaboração dos instrumentos legais para regulamentação.

Deixe um comentário