No último dia 27, o Polo de Cultura sediou a aula inaugural do curso de “Especialização em Gestão Ambiental na Indústria”, marcando um momento significativo para a comunidade local e os profissionais da área. A aula inaugural, intitulada “ESG na Indústria e no Agro: um Futuro Inevitável”, trouxe insights valiosos sobre a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa.
A palestra foi conduzida pela engenheira ambiental e sanitarista Andressa Warken, juntamente com os renomados especialistas Demetrius Chiarelo e Fernanda Perosa. Os palestrantes compartilharam suas experiências e conhecimentos sobre práticas ambientais na indústria e no agronegócio, enfatizando a importância da ESG (Environmental, Social, and Governance) como um caminho inevitável para o futuro sustentável.
O evento que foi uma parreira das duas universidades públicas da região – UERGS e UFFS Campus Erechim – reuniu um grande número de participantes que, além de se beneficiarem com o conteúdo de alta qualidade, contribuíram com doações para as vítimas das recentes enchentes na região. Este gesto de solidariedade reforçou o compromisso dos presentes com a responsabilidade social.
A realização do evento contou com o apoio de diversas entidades, incluindo a ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim), AMAU (Associação de Municípios do Alto Uruguai), Prefeitura de Erechim, Sementes Estrelas, AkVO e CREA-RS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul).
A AMAU este representada pelo presidente e prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli, que reforça que essas parcerias foram essenciais para o sucesso do evento, proporcionando uma infraestrutura adequada e promovendo o desenvolvimento do conhecimento técnico e ambiental na região: “A Especialização em Gestão Ambiental na Indústria promete continuar sendo um ponto de encontro para profissionais interessados em soluções sustentáveis e inovação no setor industrial”, salientou.