Diagnóstico sobre a violência foi apresentado pelo secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Augusto Schirmer, que recebeu pedido das lideranças por mais efetivo para a região.
A Universidade de Passo Fundo (UPF) promoveu na sexta-feira, 15 de setembro, no auditório da Faculdade de Direito, Campus I, um encontro com o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Augusto Schirmer.
O evento foi promovido em união com a Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) e o Conselho Regional de Desenvolvimento da Produção (Corede Produção).
A Associação de Municípios do Alto Uruguai – AMAU esteve representada pelo prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Ceron.
O encontro, que contou com a presença de lideranças políticas, sociais e religiosas de toda a região Norte do estado, oportunizou um debate aprofundado sobre a situação da segurança pública do RS e do Brasil.
De acordo com o reitor da UPF e presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), José Carlos Carles de Souza, a Universidade sempre esteve preocupada com as questões que envolvem a comunidade e o tema segurança pública é uma questão que afeta a todos. “A segurança afeta todos nós, por isso, estamos recepcionando o secretário para debater a segurança pública do estado e avaliar de que forma a comunidade pode auxiliar a amenizar os problemas de recursos, efetivo e tecnologia, ou seja, problemas de toda a ordem. A sociedade não pode ficar quieta esperando que as coisas se resolvam, nós queremos também ser protagonistas nesse tipo de ação”, destacou.
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, destacou que a vinda do secretário é importante para os municípios, pois mesmo diante de tantas dificuldades orçamentárias, as cidades buscam encontrar soluções para o enfrentamento da violência.
O secretário Schirmer apresentou um diagnóstico da violência, com uma visão sistemática a respeito das ações da Secretaria voltadas à prevenção, ao policiamento extensivo, à investigação policial e ao sistema prisional. Destacou que o número de mortes no Brasil chega a ser maior do que o registrado na guerra da Síria. Números de homicídios, roubos e furtos de veículos e de violência sexual também foram apresentados, com comparativos em relação a demais estados do país. “Estamos aumentando o policiamento ostensivo nas pequenas cidades e também estamos com um processo de instalação de videomonitoramento em todo o estado”, disse o secretário.
O prefeito de Ipiranga do Sul, Mario Ceron, afirmou que o poder executivo do município está investindo em programa que visam o bem estar da população. “Já implantamos o programa Agronegócio Seguro, em uma parceria entre o 13º Batalhão da Polícia Milit
ar (BPM) com os municípios do Alto Uruguai, que vai permitir maior agilidade da polícia até os locais de ocorrências”. Ceron, também falou que estão sendo avaliados a implantação de outros projetos para melhorar a segurança pública municipal.
Após a apresentação dos dados e debate com a comunidade presente, foi entregue um documento ao secretário Schirmer com um pedido das prefeituras da região por mais efetivo para a melhoria da segurança pública. “Precisamos de efetivo, nossa comunidade pede por segurança, por isso, solicitamos ao secretário mais policiais, além da inclusão da região no Sistema Integrado de Monitoramento, que é um projeto novo do governo do estado”, explicou o presidente da Ampla, Arlindo Antônio Lopes.
Estiveram presentes no evento a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professora Bernadete Maria Dalmolin; o representante do Instituto Geral de Perícias (IGP), Ricardo Duks; o delegado regional da Polícia Civil, Adroaldo Schenkel; a presidente do Corede Produção, Munira Awad; o representante da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Marcio Patussi; o coronel da Brigada Militar, Jair Euclésio Ely; o representante da Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí (Amasbi), José Flávio Godoy da Rosa; o representante da Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense, Jacir Miranda; assim como o representante da Associação dos Municípios do Alto Uruguai, Mario Ceron; além de deputados estaduais, vereadores, prefeitos e vice-prefeitos de diversos municípios da região.
Assalto a bancos
Um dos problemas apresentados pelas lideranças foi a violência vivida nos municípios pequenos. Foram destacados episódios como assaltos a bancos em que pessoas da comunidade foram usadas como escudo humano. Segundo o secretário Schirmer, existem tecnologias que podem ser adotadas pelos bancos para maior segurança, por isso, o governo está tomando algumas medidas. “Nos próximos 15 dias, vamos encaminhar uma legislação para a Assembleia Legislativa responsabilizando os bancos pela segurança de seu próprio patrimônio, dos seus servidores, clientes e da região do entorno. O banco, diferentemente do que ocorre com uma loja de calçados, por exemplo, tem como produto o dinheiro, e, muitas vezes, as armas dos vigilantes. Então, ele tem que ter a responsabilidade porque existem tecnologias que podem ser empregadas para maior segurança”, finalizou.
O secretário destacou que haverá novo concurso para aumento de efetivo, que o governo vem trabalhando para a regulamentação do Sistema SIM e para o fortalecimento dos Consepros. Além disso, trabalha pelo incentivo à segurança pública e ao projeto “PM Temporário”.
Fórum de Políticas Públicas voltadas para a segurança
A presidente do Corede Produção Munira Awad apresentou, durante o encontro, a proposta de criação de um Fórum de Políticas Públicas voltadas para a Segurança, com o intuito de debater e buscar soluções para o enfrentamento da violência. “A região está preocupada com a segurança. Temos três áreas importantes e fundamentais na sociedade, quais sejam a educação, a saúde e a segurança. As duas primeiras têm uma política pública, no entanto, isso não se efetiva em relação à segurança. Por isso, dentro do Corede Produção e de outras entidades, estamos trabalhando com o propósito de nos consolidarmos como articuladores para a criação de um fórum que discuta a segurança não somente do estado, mas também do país”, ressaltou Munira.
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Gelsoli Casagrande