O encerramento contábil do exercício de 2018 é de importância fundamental no processo de prestação de contas de governo e de gestão.
A AMAU em parceria com a DPM Educação promoveu nos dias 19 e 20 de novembro, na URI, um curso sobre “Encerramento do Exercício de 2018”.
O curso foi ministrado pelo Contador e Diretor da DPM, Lourenço de Wallau, reuniu servidores municipais, da área de contabilidade e de controle dos municípios da região.
Além do cumprimento das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, o levantamento das respectivas demonstrações contábeis deve atender às orientações postas no MCASP, nas Instruções de Procedimentos Contábeis da STN (IPCs) e, no que couber, às normas editadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Além do cumprimento das normas, torna-se necessário a adoção de uma série de providências que propiciem o cumprimento dos prazos legais estabelecidos para a elaboração e divulgação de demonstrativos orçamentários, contábeis e fiscais, bem como a disponibilização de informações necessárias à prestação de contas anual do exercício financeiro de 2018.
Assim, considerando que a exata compreensão dessas premissas e orientações contribuirá para a melhoria dos padrões de eficiência no processo de Encerramento do Exercício Financeiro de 2018, e a consequente abertura do seguinte (2019), nos Órgãos e Entidades da Administração Pública Municipal.