Com uma extensa pauta e expressiva participação dos prefeitos, a Associação de Municípios do Alto Uruguai – AMAU realizou na noite desta segunda-feira, 17 de abril, assembleia ordinária em Paulo Bento, fazendo parte da abertura da programação do 17º aniversário do município.
Inicialmente o prefeito anfitrião, Pedro Lorenzi, agradeceu a presença dos colegas prefeitos e demais autoridades, destacou o trabalho que vem desenvolvendo frente à administração municipal.
O presidente da AMAU, Beto Bordin, agradeceu o convite, falou da pauta e destacou a participação dos prefeitos, “é com este espírito de entusiasmo e união, vamos fortalecer a nossa região através de importantes debates sobre ações e projetos para os nossos municípios. Também, queremos parabenizar Paulo Bento pelo 17º aniversário, município que está em pleno desenvolvimento”.
– Ainda, Beto Bordin, destacou da pauta, além da participação de convidados, falou sobre a interiorização da Famurs em 2017. Na região da AMAU, a data agendada será no dia 24 de Abril, às 15 horas no município de Jacutinga. O evento contará com a presença de representantes da Famurs e do Tribunal de Contas (TCE). Na oportunidade, os prefeitos receberão orientações jurídicas e informações técnicas, além de poder apresentar suas demandas locais.
Também, destacou o convite do Tribunal de Contas para o XIII ERCO – Encontro Regional de Controle e Orientação, que acontece no próximo dia 27 de abril no Centro Cultural 25 de Julho e que tem como objetivo abordar temas relevantes e atuais de interesse da administração pública municipal, com enfoque no início de mandato.
Outro assunto tratado e que será ampliado oportunamente trata-se do consórcio de medicamentos, que é mais uma ferramenta das Prefeituras para ajudar em todos os serviços ligados à saúde da população, porque a compra de medicamentos na forma consorciada apresenta benefícios para os municípios.
O gerente regional planalto, Passo Fundo do SEBRAE, Patric Cunha Strapazzon, falou sobre a importância de um secretário de desenvolvimento que pense estratégias para o desenvolvimento local, que baseado na lei geral das micro e pequenas empresas dos municípios, os prefeitos podem nomear, através de portaria, um Agente de Desenvolvimento, com um AD nomeado o SEBRAE pode oferecer cursos de capacitação gratuitos para que o servidor se aprimore e possa pensar em ações práticas que fomentem o desenvolvimento local. Destacou a possibilidade dos municípios implementarem, em parceria com o SEBRAE, uma Sala do Empreendedor, que é um espaço que tem o objetivo de se tornar referência para os empreendedores do município. Outro ponto foi com relação ao projeto Redesimples, que tem como objetivo a agilização e desburocratização de processos para abertura de empresas. Finalizou falando que o SEBRAE conta com diversas áreas de atuação, passando por políticas públicas que visa à criação de um ambiente mais favorável ao empreendedorismo, agronegócio, indústria, comércio, serviços e atendimento territorial e que a regional norte do SEBRAE está à disposição dos municípios e que os prefeitos podem utilizar as ferramentas do SEBRAE para fomentar o desenvolvimento através dos pequenos negócios.
Jackson Arpini, Administrador Judicial da Associação Beneficiente dos Receptores de Sangue de Erechim – ABERSE aproveitou a oportunidade para entregar um relatório de prestação de contas a todos os prefeitos da AMAU, contendo os seguintes itens: histórico, ações realizadas desde julho de 2015 até a presente data, arrecadações oriunda da iniciativa privada, campanhas, equipamentos e mobiliários adquiridos, receitas e despesas. Por fim, enalteceu a parceria firmada com todos os municípios que integram a AMAU, destacando a perfeita simbiose do colegiado de prefeitos com a associação, afirmou Jackson Arpini.
Também participaram da reunião, o presidente da Cotrel, Luiz Gozalvez Paraboni Filho, que falou brevemente sobre a situação da Cotrel. E o gerente comercial da Olfar, Dilnei José Puhl, falou do objetivo da empresa com a aquisição da parte de grãos. A partir desta nova negociação firmada em Janeiro de 2017, o contrato passa a ser arrendamento, em que a Olfar passa a ser o locatário das unidades, atuando sozinha nas mesmas, com recebimento dos grãos (soja, milho e trigo) bem como venda de insumos.
E por fim, o presidente do Instituto Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul, ex-prefeito de Pelotas, ex-deputado federal, Inajá Andara Rodrigues, explicou sobre a Energia Municipal Eólica e ônibus híbrido.