O Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), monitora, desde meados de março, a epidemia em âmbito regional. Para isso, conta com vários indicadores oriundos das secretarias municipais de saúde dos 34 municípios que são alvo de análise, sendo 32 da Amau, além de Nonoai e Rio dos Índios.
Três vezes por semana, a equipe técnica elabora o mapa da região, com alguns dados, e também atualiza a Plataforma Regional de Monitoramento (PRM), com vários indicadores. Um dos aspectos avaliados é a situação de casos ativos versos municípios, no qual são realizados comparativos com boletins anteriores, para verificar a evolução da epidemia do novo coronavírus.
Casos ativos x municípios
Segundo o último boletim, divulgado no dia 05/10, a Região 16 apresenta números satisfatórios com relação a covid-19. Entre os municípios monitorados, 14 não apresentam nenhum caso ativo, com a situação estabilizada, correspondendo a 41,2% e 12 municípios apresentam de um a três casos ativos, num percentual de 35,2%.
Apenas quatro municípios apresentam de quatro a 10 casos ativos, o que corresponde a 11,8%, e somente quatro municípios apresentam mais de 10 casos ativos, num percentual de 11,8%. “Realizando uma avaliação, verificamos que 76,4% dos municípios, ou seja, 26 cidades, apresentam indicadores de zero a três casos ativos, o que é algo extremamente relevante e demonstra, com cautela, que o poder de disseminação e o contágio com o vírus vem reduzindo, o que reflete na evolução e estágio da epidemia. Também podemos afirmar, pelo gráfico, que 23,6% dos municípios (oito cidades) possuem mais de quatro casos ativos”, relata o integrante do comitê, Jackson Arpini, citando que podemos caminhar para um novo cenário, porém estamos em plena batalha contra o vírus e todas as ações de prevenção e enfrentamento, prevalecem. “A situação, apesar de satisfatória, pode sofrer mudanças caso haja um relaxamento nas ações”, pontua Arpini.
Municípios sem casos ativos: Áurea, Carlos Gomes, Centenário, Erebango, Erval Grande, Floriano Peixoto, Ipiranga do Sul, Itatiba do Sul, Jacutinga, Mariano Moro, Paulo Bento, São Valentim, Severiano de Almeida e Três Arroios.
Municípios de um a três casos ativos: Aratiba, Barra do Rio Azul, Cruzaltense, Entre Rios do Sul, Faxinalzinho, Gaurama, Marcelino Ramos, Ponte Preta, Quatro Irmãos, Viadutos, Nonoai e Rio dos Índios.
Municípios de quatro a 10 casos ativos: Benjamim Constant do Sul, Campinas do Sul, Estação e Sertão.
Municípios com mais de 10 casos ativos: Barão de Cotegipe, Charrua, Erechim e Getúlio Vargas.