O Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS esteve lotado na noite desta terça-feira, 07 de novembro para premiar os melhores projetos públicos dos municípios gaúchos inscritos na 16ª edição do Prêmio Gestor Público (PGP).
O PGP é promovido, desde 2002, pela categoria dos auditores-fiscais da Receita Estadual do RS, através do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec).
Os municípios de Charrua e Três Arroios, que pertencem à região da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai, receberam o certificado, juntamente com outras 30 cidades do Estado.
O prefeito de Charrua, Valdesio Roque Della Betta recebeu o certificado de reconhecimento pelo Projeto “Sementinha Educar e Preservar”.
O prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, recebeu o certificado de Menção Honrosa pelo projeto “Revivendo a História Através da Música e da Dança”.
O presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo e o prefeito de Sertão, Edson Rossatto, prestigiaram o evento e parabenizaram os colegas homenageados.
Na oportunidade, o presidente da AMAU, Beto Bordin, destacou o importante evento, parabenizou os gestores pela conquista e o brilhantismo que foram destacadas suas ações. “É um momento de apresentar bons projetos, que são destaques, e de conhecer novas experiências, onde podemos desenvolver em nossos municípios. Parabéns Charrua e Três Arroios pela gestão e iniciativa de apresentar os seus projetos. Quero também parabenizar e enaltecer o grupo Os Cinquentões por representar a região do Alto Uruguai e pela belíssima apresentação” falou o presidente Bordin.
Com o projeto Centro Integrado de Segurança Pública e Cidadania (CISPC), o município de Santa Cruz do Sul conquistou o troféu Prêmio Gestor Público Especial 2017, condecoração máxima do certame.
O troféu destaque da 16ª edição do Prêmio Gestor Público, que tem como tema central “Segurança Pública: prefeitura atuante, comunidade segura”, ficou com o município serrano de Bento Gonçalves, que venceu com o projeto Multi Segurança Bento.
A Administração Tributária, área essencial ao funcionamento do Estado e dos municípios, também foi destacada com o troféu Prêmio Gestor Público Administração Tributária, conquistado pelo projeto Atitude Cidadã, do município de Farroupilha.
Recepcionando os convidados, após as apresentações do projeto Revivendo a História através da música, do município de Três Arroios, e do show de Os cinquentões, o presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani, saudou a presença das autoridades municipais, estaduais e representativas. “Temos a certeza de que hoje, pela natureza do trabalho liderado por nossos prefeitos, todos os gaúchos são vencedores”, comemorou Malhani. A liderança também ressaltou a qualidade dos projetos que concorreram nesta edição, destacando a criatividade empregada em função dos escassos recursos públicos disponíveis nos municípios. O presidente do Sindicato enfatizou ainda a coragem dos gestores municipais que aceitaram submeter seus projetos à rigorosa avaliação dos auditores-fiscais da Receita Estadual, que participam do processo de forma voluntária. “Esses gestores demonstram inequívoco comprometimento com as suas comunidades”, declarou.
Abel Ferreira, presidente da Afisvec, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a trajetória do PGP, que iniciou em 2002. “Nesses anos de atuação, o Prêmio Gestor Público constatou a qualidade do trabalho desses gestores municipais que realizam seus projetos com muita qualidade e dedicação”, testemunhou o presidente da Associação dos auditores-fiscais.
O deputado estadual Edegar Pretto (PT), presidente da Assembleia Legislativa, falou da importância de sediar a cerimônia de premiação do PGP. “O Prêmio Gestor Público destaca os que fazem muito com pouco, e isso dignifica essa casa”, afirmou Pretto. Pretto parabenizou os vencedores pela coragem de colocar seus projetos para avaliação. “A Assembleia, certamente, pele dignidade desse prêmio, continuará, por muitos e muitos anos, sendo parceira do Prêmio Gestor Público”, finalizou.
O coordenador do PGP, auditor-fiscal Altemir Feltrin da Silva, vice-presidente do Sindifisco-RS, comemorou o sucesso da edição. “São muitas horas de dedicação e milhares de quilômetros rodados pelo Rio Grande do Sul. É um intenso ano de trabalho, mas o resultado compensa e é muito animador para a nossa categoria poder conhecer, avaliar e premiar projetos que resultam em muitos benefícios para as comunidades gaúchas” afirmou o coordenador do Prêmio Gestor Público.
Sobre o Prêmio, realizadores e apoios
O Prêmio Gestor Público foi criado em 2002 com a finalidade avaliar e dar reconhecimento público aos melhores projetos das administrações públicas municipais do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da categoria dos Auditores-Fiscais da Receita Estadual do RS, representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (Sindifisco-RS) e pela Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec).
A iniciativa conta com o patrocínio do Banrisul, participação especial da Assembleia Legislativa do RS e apoios da Associação Riograndense de Imprensa (Ari), Fundação Piratini – TVE, FM Cultura, Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio RS) – Sesc, Senac, Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Fundação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Secretaria Estadual da Fazenda do RS.