O Consórcio Intermunicipal da Região do Alto Uruguai – CIRAU reuniu os prefeitos dos municípios consorciados para assembleia geral extraordinária na tarde de sexta-feira, 1º de setembro, para discutir diversos assuntos dentre eles situação atual do consórcio, nova composição administrativa, definições para retorno as atividades e assuntos gerais.
O presidente da AMAU e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, iniciou a reunião falou da importância de ter um Consórcio na região do Alto Uruguai, a exemplo de outras regiões, onde os consórcios têm contribuído muito com os municípios. “Este é o momento de nós acertarmos a situação e no ano que vem reativar o CIRAU, porque vai ser fundamental para as Prefeituras e teremos muitos benefícios, pois proporciona aos municípios a aquisição de diversos produtos e serviços em condições e preços mais vantajosos, gerando grande economia”, afirmou Bordin.
Após um amplo debate, foi realizada a eleição e posse da diretoria e conselho fiscal, que ficou assim composta pelos prefeitos: Presidente, Orlei Giaretta (Floriano Peixoto; Vice-Presidente, Vladimir Farina (Barão de Cotegipe); Secretário, Irineu Fantin (Mariano Moro); Tesoureiro, Carlos Alberto Bordin (Jacutinga). Conselho Fiscal: Leandro Puton (Gaurama), Neri Montepo (Campinas do Sul), Ademir Sakrezenski (Ponte Preta), Adriana Tozzo (Itatiba do Sul). Suplentes: Milto Vendruscolo (Severiano de Almeida, Juliano Zuanazzi ( Marcelino Ramos), Hilario Kolassa (Centenário), Valmor Tomazini (Erebango).
O próximo passo será de buscar resolver as situações financeiras pendentes. Em meio a atual crise financeira e consequentemente diminuição de recursos públicos, as prefeituras buscam economizar na compra de medicamentos para a saúde pública, entre outros materiais, por meio de um consórcio que lhes permite fazer a compra compartilhada na busca da economia.