Uma comitiva da região Norte e o Comitê Executivo Pró-Conclusão da Obra da BR 153, entre Passo Fundo e Erechim, chamada Transbrasiliana foram recebidos, no fim da tarde dessa terça-feira, 22 de agosto, pela Bancada Gaúcha da Câmara dos Deputados em Brasília Estiveram presentes, 27 parlamentares dos 34 que compõem a nominata do RS. Também participaram do encontro a senadora Ana Amélia Lemos e o senador Lasier Martins. A Bancada Gaúcha está unida em defesa do Rio Grande do Sul.
A pauta do encontro foi a apresentação do pleito para a garantia de recursos para a primeira etapa do processo de pavimentação da BR 153, pois o objetivo das lideranças é a garantia de recursos para a elaboração dos projetos técnicos da obra.
Na oportunidade em que os prefeitos da AMAU estiveram com os senadores e deputados federais gaúchos, o vice-presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski e ao prefeito de Ipiranga do Sul, Mário Ceron entregaram ao deputdo Giovani Cherini, líder da bancada gaúcha no Congresso, uma Manifestação assinada pelos 32 prefeitos da AMAU, solicitando ao Governo Federal para que seja revisto os cortes dos recursos no Ministério de Agricultura, não havendo o contingenciamento para os Municípios que decretaram situação de emergência, fazendo com que tenham a garantia a indicação completa e não parcial como houve manifestação do corte de 50% dos valores.
A comitiva regional é formada pelos prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e da Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA), o reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF) José Carlos Carles de Souza, que preside o Comitê Executivo, presidente do Corede Norte e diretor geral da URI Erechim, Paulo Sponchiado; presidente do Corede Produção, Munira Awad, vereadores e deputados estaduais.
Os prefeitos da AMAU que estão em Brasília, vice-presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski; Ipiranga do Sul, Mário Ceron; Erechim, Luiz Francisco Schmidt; Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; Sertão, Edson Luiz Rossatto; São Valentim, Cleomar João Scandolara.
As audiências:
Na última segunda-feira, dia 21 de agosto, a comitiva recebeu do diretor Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Valter Casimiro Silveira, sinal positivo no que refere à realização de obras na Transbrasiliana.
A notícia passada à comitiva é a de que está sendo revisto e redirecionado saldo de orçamento do PAC, que poderá ser destinado à elaboração dos projetos técnicos para a conclusão do trecho de 68 km que liga Passo Fundo a Erechim. De acordo com o DNIT, se a confirmação da disponibilidade da verba for rápida, a licitação da execução dos projetos poderá ser efetivada ainda este ano.
Um encontro foi realizado também com o chefe da Diretoria de Obras de Cooperação do Batalhão Rodoviário do Exército, general de Brigada Daniel de Almeida Dantas, que recebeu um relatório com informações referentes às atividades desenvolvidas pelo Comitê e no qual é destacada a importância da obra para o desenvolvimento da região. O general Dantas afirmou que o Exército Brasileiro está à disposição para auxiliar no que for necessário e no que compete ao Batalhão Rodoviário.
Concluindo a agenda, as autoridades estiveram em audiência com os ministros da Casa Civil e do Trabalho, Eliseu Padilha e Ronaldo Nogueira.
Também na Casa Civil o pleito apresentado pela região recebeu excelente acolhida, tendo sido evidenciada a disposição de remanejar do orçamento deste ano a quantia de até R$ 5 milhões para possibilitar a licitação da elaboração dos projetos técnicos. O superintendente do DNIT no Rio Grande do Sul, engenheiro Hirathan Pinheiro, que também acompanhou as tratativas, assumiu o compromisso de envidar os esforços necessários para promover a licitação das atividades, assim que os recursos forem liberados.