Reunião online com a AMAU e organizadores atualizou o andamento para esse grande evento que acontece dia 14 de março no Centro Cultural 25 de Julho
A I Jornada Médica Internacional, que ocorrerá em 14 de março próximo, já está colocando Erechim e Alto Uruguai no centro do setor de medicina e de saúde do Brasil, com repercussão do inédito evento em entidades médicas, e chamando atenção pelos diversos especialistas de ponta participantes da programação.
Na tarde desta quinta-feira, 8, reunião online atualizou como está o andamento para esse grande evento, com a presença do presidente da AMAU, Josiel Griseli e o jornalista Sérgio Lerrer, organizador do evento e representando o Instituto Cultural Judaico Marc Chagall.
Sérgio Lerrer afirma que será uma programação científica de saúde pública e privada: “O evento proporcionará o debate das convergências do mundo contemporâneo: público e privado, local e global. Erechim e Alto Uruguai começam através desse evento internacional um movimento de colocar seu sistema de conhecimento e produção de saúde, fortalecido com a primeira turma de formandos médicos da URI Erechim, incentivando um turismo de saúde, para conhecimento, debates, e atração sobre seus profissionais do segmento médico, tornando-se um polo de pensar o segmento”, pontuou.
O presidente da AMAU, Josiel Griseli (prefeito de Ponte Preta), salientou que a associação que é correalizadora do evento, mantém tudo o que foi tratado no ano passado na gestão do presidente Marcelo Arruda: “iremos dar todo o suporte possível, para que seja um evento que venha para ficar no nosso calendário regional. E pelas presenças já confirmadas será um evento de grande relevância para a saúde, turismo, movimentando a economia e trazendo muito conhecimento”, sublinhou Josiel.
O evento é em homenagem à memória e legado do Hospital Leonardo Cohen da antiga Colônia Judaica de Quatro Irmãos, e sua visão de saúde e atendimento público
Algumas presenças já confirmadas
Dr Milton Saute – um dos pioneiros de transplantes de pulmão no mundo, referência com inovadora técnica, aplicada no Sheba Center Hospital de Israel, e paradigma destes tratamentos para a Europa e para as Américas.
Dr Sergio Timerman abordará o que chama de “Jornada da Sobrevivência”, que são as emergências cardíacas, paradas súbitas e interrupções cardiorrespiratórias.
As revoluções do setor de medtechs israelenses, no país chamado de Startup Nation, serão representadas no evento por Doron Sadka, CEO da Mais Autonomia, que trouxe ao Brasil a solução OrCam, o chamado óculos assistivo tecnológico, capaz de permitir saída técnica a quem tem baixa visão e enxergaria apenas sombras e manchas visuais.
Dr Fernando Bacal , vice-presidente do Hospital Albert Einstein,, que também é Diretor de Transplantes do Instituto do Coração do Hospital de Clínicas em São Paulo, abordará o potencial do uso de transplantes no sistema público e privado, a capacidade de estender essa técnica para além dos grandes centros, e a expertise que pode ser assimilada pelas universidades.
Mário Moreira, presidente da Fiocruz, apresentará o cenário da indústria pública de saúde, a capacidade de produção de remédios pelo país, dos chamados insumos farmacêuticos, da produção e fornecimento para o SUS, e em painel com a Secretária Estadual de Saúde do RS, Arita Bergman, em conjunto, relatarão cenários sobre o setor de vacinas no país, coberturas e potencial de novas epidemias.
Um tema atual, as chamadas Doenças Raras, auto imunes e afetações genéticas, serão tema do palestrante Dr Salmo Raskin, um dos maiores geneticistas da atualidade no país, referência nacional e internacional na pesquisa de doenças familiares e hereditárias, vindo especialmente do Paraná para o evento.
Dr Marcos Rovinski, endocrinologista exporá o panorama sobre as carreiras médicas.
Dr André Berger, profissional em atividade no Brasil e Estados Unidos, um dos inovadores nas cirurgias robóticas na área urológica,
Dr Leandro Ioschpe Zimerman, especialista em arritmias cardíacas.
Jacó Lavinsky, Luiz Lavinsky e Cláudio Silveira, abordando as questões de doenças prevalentes na região do Alto Uruguai, do ponto de vista oftalmo, otorrino e a toxoplasmose.
Realização
O evento é uma realização da Prefeitura de Erechim, Instituto Cultural Judaico Marc Chagall, Polo de Turismo Histórico Judaico de Quatro Irmãos e Região; correalização da AMAU, com apoio do SIMERS – Sindicato Médico do RS, URI –Universidade em Erechim, Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Unimed Erechim e Unicred