Nesta quarta-feira, 12 de julho, o presidente da AMAU – Associação de Municípios do Alto Uruguai e prefeito de Jacutinga, Beto Bordin, e o representante do município de Erechim, assessor técnico da secretaria municipal de Saúde, Jackson Arpini, foram recebidos em audiência no Ministério da Educação, Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES).
A pauta da audiência foi à busca de informações com relação à implantação do Curso de Medicina, em especial, a visita da Comissão de Monitoramento para dar continuidade ao processo de implantação do referido curso, tendo em vista a seleção do município de Erechim, no âmbito do Edital nº 03/2013, e da Universidade Regional Integrada – Campus de Erechim, na competência do Edital nº 06/2014.
Os representantes da região do Alto Uruguai foram recebidos pelo Diretor da SERES, Luiz Robério de Souza Tavares, e pelo Chefe de Gabinete, Rubens de Oliveira Martins. No encontro foi entregue uma reivindicação assinada por todos os 32 prefeitos da AMAU, no qual solicita agilidade no processo, considerando a importância da demanda a nível local, regional, estadual e nacional. Também foram entregues documentos, respaldando a iniciativa, por parte do CREDENOR, ACCIE e Agência de Desenvolvimento.
Segundo informações do Diretor existe um cronograma vigente que está sendo efetivado pelo órgão ministerial. Anunciou que a previsão para visita em Erechim, na Rede de Atenção à Saúde, hospitais que estão integrados na composição dos leitos SUS (Erechim, Getúlio Vargas e Nonoai) e na Instituição de Educação Superior está prevista para meados de agosto.
Segundo os representantes a reunião foi muito produtiva e a confirmação da visita para o próximo mês vem ao encontro das expectativas das lideranças locais e regionais e da própria comunidade. Atualmente o processo está em curso e aguarda, neste momento, somente a vistoria técnica.
O presidente da AMAU, Beto Bordin, ficou satisfeito com a audiência e entende que “o curso de Medicina na região vai ser uma das marcas para o desenvolvimento sócio econômico do Alto Uruguai, pois vai colaborar para ter mais profissionais atuando na região. Aguardamos a visita do Ministério para que em breve possamos ter este tão importante curso. Neste momento, agradecemos a todos envolvidos que se somaram na busca do curso, além da própria Universidade, os prefeitos, as entidades, prefeitura de Erechim, entre outros. Quem ganha é a região”.
Após audiência, considerada muito positiva pelo Presidente Bordin, no que tange a uma definição de data, as lideranças comunicaram o Prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt, e o Diretor Geral da URI Campus de Erechim, Paulo Sponchiado.