O presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski, recebeu a informação nesta terça, 27 de fevereiro, do deputado federal, Alceu Moreira, que o diretor-geral do DNIT, Valter Casimiro, garantiu para o mês de maio a publicação da autorização para abertura de licitação do projeto para obra da rodovia Transbrasiliana, BR 153, entre Erechim e Passo Fundo.
A estrada, que corta o país de norte a sul, ainda não é pavimentada nos 68 quilômetros do trecho gaúcho. Segundo Alceu Moreira, o projeto é o primeiro passo para a idealização da obra. Ele encampou o pleito junto ao DNIT através do pedido de prefeitos da região.
Para o presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Ademir Sakrezenski, a ausência do asfalto atrapalha o transporte da saúde e da educação, além de comprometer o comércio, a indústria e a prestação de serviços.
A obra da BR 153 (asfaltamento da Transbrasiliana) é uma das reivindicações da Associação de Municípios do Alto Uruguai – AMAU, e também da região do Planalto.
Em agosto de 2017, uma comitiva da região, esteve em Brasília participando de audiências com o general Daniel de Almeida Dantas, da Chefia da Diretoria de Obras de Cooperação do Exército e o superintendente do DNIT, Hiratan Pinheiro da Silva. Outra reunião foi com a bancada gaúcha no Congresso (Deputados Federais e Senadores), buscando uma solução para a pavimentação dos 68 km da BR 153 entre Passo Fundo e Erechim, e a duplicação da BR 285.