Afirmação é da secretária de Administração de Erechim, Izabel Ribeiro, ao visitar os gabinetes de Inovação e Governança da Prefeitura de Porto Alegre
Olhar para o futuro de Erechim e oportunizar aos cidadãos serviços mais ágeis, eficientes e gerando economia de recursos públicos. Essa foi a proposta da visita aos gabinetes de Inovação e Governança da Prefeitura de Porto Alegre, na capital dos gaúchos, no dia de ontem 1o, pela secretária de Administração de Erechim, Izabel Ribeiro; o diretor de Tecnologia em Informação, André Luiz Dalo Rosa; e o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.
Conforme a secretária de Administração, Izabel Ribeiro, Erechim já está caminhando para a transformação digital dos serviços públicos, e um dos projetos em curso é a redução do papel nos processos administrativos. “Estamos falando de mudança de comportamento e de cultura de trabalho dos profissionais, o que não é pouca coisa, mas, por outro lado, a diminuição gradativa do uso do papel será a porta de entrada das próximas ações de modernização da administração pública”, afirma.
A secretária Izabel Ribeiro afirma que a gestão pública de Erechim está no início de um grande processo de transformação digital, de forma ampla e coordenada, que envolve todas as secretarias municipais. “Contudo, o desafio é grande, já que para quase tudo que se faz hoje há utilização de papel, ao longo dos anos este insumo foi a base de todos os processos, documentos e ações da gestão pública, e ainda é. Mas a meta é chegar a zero, e essa visita mostrou que é possível digitalizar a totalidade dos processos administrativos”, explica.
Na avaliação da secretária Izabel, as duas audiências trouxeram luz, informações, para auxiliar com as dúvidas que a administração está tendo nesta transformação digital. “Principalmente, quando se está mudando o método de trabalho de uma empresa pública que envolve 2,9 mil servidores, acostumados a usar o papel para tudo”, afirma.
De acordo com o diretor de Tecnologia em Informação, André Luiz Dalo Rosa, a visita aos gabinetes de Inovação, primeiramente, e Governança acompanhado de Alexandre Bock, foi importante para buscar experiências neste processo de padronização dos sistemas administrativos da Prefeitura de Erechim.
Segundo o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, as experiências apresentadas nas audiências irão ajudar a organizar o processo de transformação digital e colocar em prática essa política pública que também vai criar um ambiente para estimular a inovação e tecnologia no município.