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As atividades pedagógicas do projeto Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida têm como objetivos sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância dos tributos e seu valor social por meio de trabalhos envolvendo a família”, explica a vice-presidente da Comissão de Educação Fiscal de Erechim, Luciana de Oliveira

O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CEJA Erechim) iniciou, no mês de abril, as atividades voltadas para a Educação Fiscal e Educação Financeira do projeto anual “Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida”, que visa desenvolver, com os estudantes, conteúdos que sejam significativos para suas vidas.

O projeto contempla os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs), como tema gerador, por serem considerados conteúdos essenciais a serem trabalhados com os estudantes, estando presentes também na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E entre os TCTs existem diferentes conteúdos a serem trabalhados está a economia, com os seguintes subtemas: trabalho, educação financeira e educação fiscal.

Diversas atividades

Segundo a vice-presidente da Comissão de Educação Fiscal de Erechim, Luciana de Oliveira, a equipe diretiva do CEJA e seus professores, sabendo da importância que a Educação Fiscal e Educação Financeira têm na vida dos seus estudantes, visto que muitos estão inseridos no mercado de trabalho e contribuem para a renda familiar, propuseram a realização de diversas atividades voltadas para um melhor entendimento e aprendizado sobre essas questões.

Objetivos e importância dos tributos

“As atividades pedagógicas do projeto Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida têm como objetivos sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância dos tributos e seu valor social por meio de trabalhos envolvendo a família; conhecer as funções e serviços de órgãos como Procon, Receita Federal, Receita Estadual; incentivar o acompanhamento da aplicação dos recursos públicos; conhecer o Sistema Monetário Brasileiro e desenvolver a capacidade de discernimento na hora de utilizá-lo”, afirma Luciana.

Estabelecer relações

Para atingir os objetivos, explica a diretora Rute Blazejuk Imlau, todos os professores do CEJA, independente da área de conhecimento em que atuam, trabalharam a Educação Fiscal e Financeira e associaram essa temática com os conteúdos de cada área, estabelecendo relações com a realidade dos estudantes. “Trazendo assim contribuições significativas para a vida deles e, também, para a sociedade”, disse Rute.

Para isso, se partiu do conhecimento prévio que os estudantes tinham sobre o conteúdo, e em seguida se apresentou os conceitos de cidadão, cidadania e impostos. Os estudantes do CEJA aprenderam a importância de ser um cidadão participante e conhecedor dos tributos e verbas governamentais, assim como a história de criação, importância e a que se destinam.

Análise dos cupons fiscais

Conforme a Equipe Diretiva, os professores realizaram, também, a análise dos cupons fiscais emitidos no comércio de Erechim, para entender as informações que eles trazem, calcular a porcentagem de impostos cobrados em cima dos produtos adquiridos e a importância de comunicar seu CPF na hora da compra.

Importância social do tributo

“Com o auxílio das tecnologias e do Programa Um Computador por Aluno (Prouca), realizado nas escolas municipais de Erechim, se fez o cadastro dos estudantes no programa Nota Fiscal Gaúcha, mostrando as vantagens, o funcionamento do site e do aplicativo, percebendo a importância social do tributo”, observa Rute.

Palestra com Sicredi

Um dos momentos mais importantes do projeto, afirma a diretora, Rute B. Imlau, foi a palestra sobre Educação Financeira com o Sicredi, realizada pelas colaboradoras Tatiane, Claudieli e Taíse, que apresentaram aos estudantes e familiares o programa Cooperação na Ponta do Lápis.

Mitos e verdades

Na ocasião, elas apresentaram os mitos e verdades sobre finanças, bem como o controle e a consciência que se deve ter nas escolhas financeiras. “Foi explicado sobre os perigos de agir por impulso na hora das compras, os golpes que acontecem, e como as mídias sociais podem influenciar em nossas decisões”, comenta.

Segundo Rute, também foram apresentados os hábitos para conhecer a própria vida financeira e lançado o desafio de traçarem sonhos e objetivos, respeitando as ideias de orçamento, planejamento e investimento, que são necessárias para uma vida financeira mais saudável.

“Foi possível observar o interesse dos estudantes em aprender mais sobre estes conteúdos e como algumas dúvidas que possuíam puderam ser sanadas. O esforço coletivo de toda a Equipe do CEJA foi recompensado com o retorno positivo que tiveram dos estudantes e familiares, sendo assim, a importância da realização deste projeto”, afirma a diretora.

A Comissão de Educação Fiscal do Município, em nome da sua vice-presidente Luciana de Oliveira, parabeniza o CEJA pelo brilhante trabalho desenvolvido junto aos seus estudantes.

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