Evento que acontece no Polo de Cultura nos dias 17 e 18 de outubro é uma realização da AGIP e IEP com apoio da AMAU, Sicredi e Grid Investimentos
Nesta terça (17 e quarta-feira (18), está acontecendo em Erechim,o 1º Seminário Regional de RPPS do Alto Uruguai, no Polo de Cultura.
A solenidade de abertura teve a presença do presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda; representando o Executivo erechinense a secretária de Administração, Isabel Ribeiro; o presidente do Instituto Erechinense de Previdência, Renato Toso; Legislativo erechinense através do vereador Fifo Parenti; presidente da AGIP (Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública), Alderi Zanatta; representante do Ministério da Previdência, Márcia Caldas; representante do Sicredi, Rainer Perondi; representante da Grid Investimentos. Rodrigo Costa.
O presidente da AMAU, Marcelo Arruda, relatou que seu município – Barra do Rio Azul -, possuiu Regime Próprio de Previdência Social: “sei o quanto é importante para os servidores públicos ter esse benefício. Eventos dessa natureza ajudam a capacitar os profissionais que fazem acontecer em seus municípios”.
A secretária de Administração de Erechim, Isabel Ribeiro, que é funcionária de carreira, reforçou o trabalho sério desempenhado pelo IEP: “Já estive trabalhando com esse grupo por quatro anos e sei do comprometimento de todos no dia a dia, para entregar o melhor serviço para o funcionalismo”.
O vereador Fifo Parenti, relatou os avanços do IEP, com os projetos aprovados recentemente pelo Legislativo erechinense, para dar mais segurança para o servidor.
O presidente do IEP, Renato Toso, enalteceu o trabalho árduo desempenhado nos municípios menores, onde as pessoas responsáveis pelos RPPSs realizam jornadas duplas.
Alderi Zanatta, presidente da AGIP, relatou a importância desses eventos para fortalecimento dos regimes próprios e a relevância das instituições financeiras para bem aplicar os recursos.
Nesta terça-feira, 17, o tema abordado na parte da manhã foi ‘pró-gestão e sua importância para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), com Márcia Caldas do Ministério da Previdência.
Na parte da tarde, o foco foi a pró-gestão na prática: experiências e debate, que ficou a cargo da AGIP (Associação Gaúcha de Instituições de Previdência Pública) e do IEP (Instituto Erechinense de Previdência.
E para fechar o primeiro dia do seminário a AG|IP abordou a certificação profissional: é momento de ficar atento.
Na quarta-feira, 18, a partir das 9 horas, o Sicredi apresenta o atual cenário econômico e oportunidades de renda fixa. Na sequência, a Grid Investimentos aborda a diversificação de investimentos e oportunidades de renda variável. O evento termina na parte da tarde, tendo como tema os benefícios previdenciários pós Emenda Constitucional 103 de 2019.