A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Meio Ambiente, a AMAU e a Escola AMAU de Educação e Gestão promoveram o II Encontro entre técnicos e dirigentes municipais das Secretarias de Meio Ambiente da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), nesta sexta (22) no Espaço Cooperar da Sicredi UniEstados.
A solenidade de abertura contou com saudação especial do secretário de Meio Ambiente de Erechim, Cristiano Moreira e do presidente da AMAU e prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli, que enalteceu o trabalho de formação que a entidade vem desenvolvendo em várias áreas.
“A Escola AMAU de Educação e Gestão vem buscando constantemente, junto com parceiros, qualificar o servidor público, em áreas diversas. E é extremamente importante a presença do Governo do Estado próximo dos municípios para dirimir dúvidas, além da troca de experiências”, pontuou Josiel Griseli.
Na parte da manhã ocorreu a abertura e na sequência o início das atividades com termos de cooperação, Reposição Florestal Obrigatória (RFO) e Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), com a Engenheira Agrícola, Angélica Ritter do Departamento de Biodiversidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).
O manejo da vegetação nativa em zona rural e urbana, foi abordado pela Engenharia Agrícola, Giovana Rossato Santi, da FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental.
O encontro seguiu na parte da tarde com outorga de uso de água superficial com o Engenheiro Agrícola, Francisco Antonello Marodin do Departamento de Recursos Hídricos da SEMA.
A outorga de uso de águas subterrâneas foi apresentada pelo Engenheiro de Minas, Leandro Luiz Reinehr, também do DRH da SEMA. A Geógrafa Sumirê da Silva Hinata, falou sobre os pagamentos por serviços ambientais.
No encerramento do evento, também foram apresentados relatos e experiências que são realizadas nos municípios da AMAU.