A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, informa que o município ultrapassou a meta de vacinação contra a poliomielite nesta terça-feira (18) com 4.787 doses aplicadas atingindo 97,10% do público-alvo que são as crianças de até cinco anos. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 95%.
Conforme relatórios apresentados pela Secretaria de Saúde, faltam vacinar somente 143 crianças em Erechim. “Este percentual extremamente positivo ainda pode aumentar um pouco, pois a campanha segue até sexta-feira (21). Então novamente pedimos aos pais que levem seus filhos que ainda não se vacinaram até as Unidades Básicas de Saúde para os pequenos tomarem a gotinha e estarem protegidos contra essa grave doença que é a paralisia infantil”, pontua a secretária de Saúde, Éclesan Palhão.
Segundo a titular da pasta da Saúde, é fundamental à criança receber a dose da vacina nos primeiros anos de vida. “Essa vacina é importante para que a gente mantenha erradicada a paralisia infantil, tentando manter protegidas nossas crianças dessa doença, que não existe no Brasil, desde 1981”, explicou a responsável pela pasta.
Se o município de Erechim conseguir vacinar todo seu público-alvo até sexta-feira, Erechim atingirá um percentual histórico na vacinação contra poliomielite com 100% das crianças imunizadas.
Para o prefeito, Paulo Polis, esses índices positivos são o resultado do empenho da equipe, desde a divulgação das campanhas, ida às escolas e até o trabalho fora do horário de expediente. “A equipe da Saúde é muito comprometida com suas ações e, literalmente, dão o sangue pela causa. Os colaboradores da pasta trabalham firme em todas as etapas e ainda se dispunham a trabalhar mais naquilo que for preciso para cumprir as metas. Isso tudo só pode dar bons frutos e deixar a população protegida. Parabéns por fazerem com que a nossa cidade ultrapassasse a meta nacional de vacinação se tornando mais uma vez exemplo na imunização dos seus cidadãos”, disse o prefeito.
De acordo com os dados epidemiológicos, este é o 36º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o 26º ano livre da doença no País.