Presidente da entidade, Leandro Marcio Puton reuniu secretários de saúde para falar sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde
Na tarde desta sexta-feira, 5 de julho, os secretários de saúde da região Alto Uruguai, terapeutas e profissionais da área estiveram reunidos na sede da Amau com o seu presidente e prefeito de Gaurama, Leandro Márcio Puton, para discorrer sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde – PICS, que será tema de um curso oferecido pela Escola de Educação e Gestão da Amau.
A intenção é aperfeiçoar o programa nos municípios em que ele já é desenvolvido e capacitar profissionais para que incentivem os gestores a implementar as PICS naqueles que ainda não disponibilizam o serviço.
“Precisamos produzir e incentivar a saúde preventiva em nossos municípios e este programa vem para trabalhar nisso. Mas é fundamental entender como ele funciona, quais são os profissionais capacitados para desenvolver estas práticas e ainda quais são elas”, destacou Puton. E é isso que o curso através da Escola da Amau quer proporcionar. “O servidor público de carreira será o público-alvo desta capacitação, pois o objetivo da Amau é que este programa seja permanente nos municípios”, observou o presidente.
Eloir Griseli, terapeuta e um dos organizadores do Seminário de Promoção e Prevenção à Saúde (que ocorrerá dia 8 de agosto na UFFS em Erechim), pontuou que as PICS desde 2006 fazem parte das práticas denominadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de Medicinas Tradicionais, Complementares e Integrativas. Conforme Griseli ela está disponível no SUS como um “complemento a medicina tradicional, como o nome já diz”. E afirma que o diálogo, a aproximação com o indivíduo para conhecer as suas dores e aplicar as práticas, é capaz de curar o seu emocional e consequentemente as suas doenças.
Segundo o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que têm como objetivo prevenir agravos à saúde, a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, a construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Entre elas está o yoga, reiki, musicoterapia, meditação, acumpuntura, homeopatia, constelação familiar, entre outras.
O encontro teve a participação e apoio da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde, através do seu coordenador Paulo Rucinski e do Instituto Federal de Educação de Erechim (IFRS), através de seu diretor Sidinei Dall Agnol.