A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) teve aprovado nesta quinta-feira (18) seu Plano Regional Estruturado de Prevenção e Enfrentamento da Epidemia do Novo Coronavírus. O documento, elaborado pelo Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da entidade, trata da possibilidade de adoção da gestão compartilhada, mediante protocolos segmentados e adoção de bandeira menos restritiva. Com isso, caso se confirme o retorno da cogestão pelo governador Eduardo Leite nesta sexta-feira (19), a região está habilitada a adotar a medida.
O Plano Estruturado foi enviado ao Estado no dia 24 de fevereiro, depois de aprovação do colegiado de prefeitos e de atender todos os ritos processuais.
Esforço coletivo
Conforme o presidente da AMAU, Paulo Polis, a elaboração do Modelo válido para a R16 foi possível graças ao esforço dos prefeitos, equipes da AMAU, secretários de saúde da região e comitês municipais.
Vidas e economia de mãos dadas
Segundo a direção da Associação de Municípios, o Plano levou em consideração a preocupação com a vida e a saúde das pessoas sem descuidar de elementos que permitam, de forma controlada e responsável, a retomada da atividade de áreas como comércio, indústria e serviços.